sexta-feira, 26 de junho de 2009

Falta menos de 1 mês para o N/NE de Optimist!

Entre os dias 20 e 25 de julho, o Yacht Clube da Bahia realizará o 36º Campeonato Norte e Nordeste da Classe Optimist, que deverá reunir cerca de cinquenta velejadores de diversos estados do Brasil.
A classe Optimist, por ser destinada a velejadores entre 07 e 15 anos de idade, é considerada a base da vela. O Campeonato Norte e Nordeste, que a cada ano é realizado em um dos estados da região, foi realizado em Salvador em 2006 e após três anos retorna às águas da Baía de Todos os Santos com a promessa de ser o maior Campeonato Norte e Nordeste da Classe em todos os tempos.
Para tanto o Yacht Clube da Bahia já começou a ser preparar para receber velejadores de Pernambuco, Brasília, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, entre outros, que deverão confirmar participação nos próximos dias.
O evento servirá como um treino de luxo para os velejadores que participarão do Campeonato Brasileiro da Classe Optimist em janeiro de 2010, que também será realizado no YCB. Por isso, o grande interesse dos velejadores de outras regiões em se fazererem presentes no campeonato.
"O interesse dos velejadores no evento como treino para o Brasileiro é um fato, no entanto, nos últimos anos temos percebido um aumento da participação de velejadores de outras regiões nos campeonatos regionais e estaduais realizados no Yacht Clube da Bahia. Isso sem dúvida se deve à ótima organização dos nossos campeonatos e às excelentes condições que a Bahia oferece para a prática da vela", comenta Luis Eduardo Pato, Gerente de Vela do YCB.
O Yacht Clube da Bahia, ao longo dos seus 74 anos, se firmou como o principal fomentador do desenvolvimento da vela no estado da Bahia e, a partir de 2005 passou a investir de forma cada vez mais consistente na classe Optimist, por entender ser esse o principal caminho para a formação de atletas de alto nível. Nesse últimos quatro anos, o Yacht re-estruturou totalmente sua escola de vela, investiu em equipamentos e formação de profissionais, promoveu um grande número de regatas e campeonatos, apoiou a participação de seus velejadores em campeonatos e treinamentos fora do estado e passou a contar com acompanhamento técnico permanente para os velejadores da classe. Atualmente o clube trabalha na implantação de um novo formato de administração da escola de vela, visando aumentar a capacidade de divulgação e captação de adeptos para o esporte.
Como resultado do trabalho na base da vela, o YCB detem atualmente os títulos de Campeão Geral Norte e Nordeste, conquistado em 2008 por Kim Vidal e de campeão Feminino, conquistado na mesma data pela velejadora Juliana Duque.


release oficial do Yacht Clube da Bahia - http://www.icb.com.br/ - Foto: Mauricio Cunha

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Bahia sediará o Brasileiro de Optimist 2010


Hoje à tarde, o Yacht Clube da Bahia divulgou o primeiro aviso de regata para o 38º Campeonato Brasileiro da Classe Optimist, que ocorrerá entre os dias 07 a 17 de janeiro de 2010, nas águas da Baía de Todos os Santos. Será uma grande oportunidade para torcer pelos velejadores que serão o futuro da vela baiana e brasileira bem de pertinho! Acompanhe aqui no Blog da FENEB as últimas notícias sobre como estão velejando os principais velejadores baianos!

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Taça Aleixo Belov de Snipe decidida nos descartes!

Durante os quatro dias do feriadão de Corpus Christi, a Baía de Aratu foi o palco da quarta edição da Taça Aleixo Belov de Snipe, que homenageia o lendário velejador. Durante a cerimônia de premiação, Belov enalteceu a presença dos jovens velejadores na raia: "Quero dizer que eu nasci na Ucrânia, na época da guerra, cheguei aqui com uma dificuldade danada (...) E esse espelho d'água maravilhoso aqui do Aratu, essa turma jovem desde cedinho tendo essa chance... Vocês vão longe!"
A emoção esteve presente do início ao fim da série de nove regatas, com a vitória na classe geral sendo definida após os descartes. Mário Urban tornou-se bicampeão da prova representando o Yacht Clube da Bahia, tendo como dupla Rafael Sapucaia, com apenas dois pontos de diferença para a segunda dupla, Felipe Cunha e Luis Eduardo Perez, também do YCB. Completando o pódio na terceira posição, ficaram Leonardo Chicourel e Moacyr Montenegro, do Aratu Iate Clube. Rafael Martins e Rodrigo Peleteiro ficaram na quarta posição, e Guilherme Britto e Fábio Mesquita ocuparam a quinta posição na categoria Geral.
Além disso, também houve a ilustre participação da flotilha da classe Optimist, que fez uma bonita exibição nas águas da Baía de Aratu.
----
UPDATE: Confira o vídeo da disputa pelo título!

Puma vence perna, mas Ericsson 4 leva o título!

As águas da capital sueca, Estocolmo, foram o palco do emocionante duelo entre a equipe da casa, o Ericsson 3, e os americanos do Puma Ocean Racing, válido pela nona etapa da Volvo Ocean Race. Uma hora e quinze minutos de pura ação, com o time sueco recuperando-se de um atraso de meia milha e disputando lado a lado com o barco americano, num duelo "digno de uma America's Cup."
Mas, mesmo com a fantástica recuperação do Ericsson 3, o Puma acabou por ganhar a etapa por apenas um minuto e 30 segundos de diferença, "estragando" a festa dos suecos. "É tudo fantástico - estamos nos sentindo um pouco tristes por ter estragado a chegada em casa do Ericsson 3, mas é uma grande vitória," disse o skipper Ken Read. Já do outro lado, Magnus Olsson mostrou uma clara decepção pelo segundo lugar nas águas suecas: "Ficamos cambando a vida inteira! Nós queríamos tanto vencer e agora o Ken Read acabou com meu barato. O quão irritado você acha que estou?" Imaginamos o quanto!!
Logo atrás, o clima era só de alegria. Para o Ericsson 4, de Torben Grael, o terceiro lugar foi suficiente para garantir o título de campeão geral da Volvo Ocean Race 2008-2009. "Fizemos alguns erros nesta perna mas nós conseguimos o que nós queríamos, por isso estamos felizes. Nós estivemos muito perto de garantir o título em Marstrand (chegada da última perna), mas agora está terminado. Agora podemos aproveitar," afirmou o comandante do veleiro campeão.
Com os resultados desta nona etapa, o Ericsson 4 garante o título ao chegar a 108 pontos. Atrás, estão o Puma Ocean Racing, com 95 pontos; o Telefónica Blue, que "subiu nas pedras" ainda em Marstrand, com 86 pontos; o Ericsson 3, com 71.5 pontos; o Green Dragon, com 63 pontos; o Telefónica Black, com 47 pontos; e o Delta Lloyd, com 38 pontos.

domingo, 7 de junho de 2009

Vídeo da Regata de Solitário

A tradicional Regata de Solitário, realizada ontem pelo Aratu Iate Clube, foi um grande sucesso e contou com uma participação recorde de competidores. Assista ao vídeo exclusivo do Blog da FENEB sobre a competição e também sobre a Feira do Rolo, que também aconteceu no AIC no sábado.


Regatas da classe Skipper 21 encerram o bem sucedido evento


Terminou em Salvador a Copa Aniversário do Yacht Clube da Bahia, evento que, em três finais de semana, comemorou os 74 anos do clube baiano com regatas das classes Laser, Hobie Cat 14, Hobie Cat 16, Supercat 17, Dingue, Fórmula Windsurfing, Snipe, Optimist e Skipper 21, envolvendo 65 barcos e 97 velejadores.
Estreante no ranking do Yacht Clube da Bahia, a flotilha de Skipper 21, que, com menos de um ano de criada já conta com oito barcos, teve suas regatas no último final de semana, 06 e 07 de junho. Foram três provas em formato barla-sota, realizadas com ventos de cerca de doze nós no sábado e de até 22 nós no domingo. O grau de dificuldade das regatas comprovou a superioridade no entrosamento da tripulação do Blitz, do comandante Marcos Leão, o mais novo barco da flotilha, que estreou vencendo as três provas e levando o título da Copa Aniversário. Em segundo ficou a tripulação do Yacht 2, comandada por Rafael Martins, seguida pela tripulação do Jerí, de Pedro Robatto em terceiro.
A Copa Aniversário do Yacht Clube da Bahia será encerrada na noite da próxima terça feira, 09 de junho, com o coquetel de entrega de premios para todas as classes participantes, no Salão de Eventos do Yacht.


release oficial do Yacht Clube da Bahia - www.icb.com.br - Foto: Maurício Cunha

terça-feira, 2 de junho de 2009

Fim-de-semana emocionante na comemoração do Aniversário do YCB


Nos dias 30 e 31 de maio, foram realizadas as regatas das classes Snipe e Optimist da Copa Aniversário do Yacht Clube da Bahia, evento comemorativo aos 74 anos do primeiro clube náutico da Bahia.
A copa teve início no final de semana dos dias 16 e 17 de maio, com a realização de regatas para as classes Laser, Dingue, Hobie Cat 14, Hobie Cat 16, Supercat 17 e Fórmula Windsurfing. No final de semana seguinte, 23 e 24, estavam previstas as regatas da classe Skipper 21, adiadas para os dias 06 e 07 de junho, em função do mau tempo.
As regatas dos dias 30 e 31 para as classes Snipe e Optimist, no entanto, foram realizadas em condições previlegiadas. Foram dois belíssimos dias de sol e o vento sul de intensidade média de 12 nós permitiu que as regatas fossem realizadas bem próximas da terra, garantindo uma excelente visibilidade para os que estavam em terra.
Na classe Optimist, para velejadores entre 07 e 15 anos de idade, Kim Vidal conseguiu conquistar mais uma vitória, nesta que foi a mais disputada competição da classe no estado nos últimos anos. Em segundo lugar ficou Bruno Menezes, com Matheus Seixas em terceiro.
Esse resultado, no entanto, poderá sofrer alterações, em função de protesto ainda não julgado.
Entre as meninas, Daniela Harfush confirmou a expectativa criada pelo seu ótimo desempenho nos treinos da última semana e levou o título. Juliana Duque ficou em segundo com Catharina Cheto em terceiro, conquistando assim o seu primeiro pódio.
Gerald H. Wicks foi o campeão na categoria Mirim, com Rafael Rizzato em segundo.
Com treze barcos na raia, a classe Snipe também proporcionou grandes disputas, com a dupla Mário Urban/Rafael Sapucaia (CTI / Tony Granjo) em primeiro, Rafael Martins/Rodrigo Peleteiro (Verdi Sport) em segundo e Marco Oliveira/Marcus Cunha (Citeluz) em terceiro.


release oficial do Yacht Clube da Bahia - www.icb.com.br -Foto: André Carvalho