segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Garotada baiana presente no Sul-Brasileiro de Optimist

Cinco jovens velejadores baianos irão representar o nosso Estado no 31º Campeonato Sul-Brasileiro da Classe Optimist, que será disputado nas águas do Rio Guaíba, em Porto Alegre entre os dias 4 e 6 de setembro.
Orientados por Mário Urbantricampeão Norte/Nordeste (1991/1992/1993) e campeão Brasileiro (1993) de Optimist, a equipe formada por Matheus Seixas (que ganhou o Troféu Mário Urban no Norte/Nordeste deste ano), Juliana Duque (atual bicampeã Norte/Nordeste), Bruno Menezes, Rafael Rizzato e Catarina Cheto participarão do campeonato, que é organizado pelo Clube dos Jangadeiros.
"Nós sempre procuramos mandar nossa equipe para competir fora porque, além da competição em si, é uma vivência nova para os garotos. Nossa grande preocupação é proporcionar o treinamento em raias diferentes e novas experiências para nossa equipe," afirma Luis Eduardo Pato, gerente de vela do Yacht Clube da Bahia.
Pato também confirmou que quatro velejadores da Flotilha Ogum Marinho de Optimist vão representar a Bahia também na Semana de Vela de Buenos Aires em outubro. Acompanhe as últimas notícias sobre os velejadores baianos da classe Optimist aqui com o Blog da FENEB, nos preparativos para o Campeonato Brasileiro de Optimist 2010!
foto: Yacht Clube da Bahia

domingo, 30 de agosto de 2009

Torben convida os velejadores para a Semana de Vela da Bahia 2010

Durante a festa de abertura da 40ª Regata Aratu-Maragojipe, o campeão olímpico Torben Grael convida os velejadores a participarem da Semana de Vela da Bahia 2010!

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Flotilha de Skipper 21 presente na Aratu-Maragojipe

A edição deste ano da tradicional Regata Aratu-Maragojipe contará com a presença na raia da flotilha baiana de Skipper 21, que levará sete veleiros para a competição. Apesar de ser uma classe relativamente nova, ela tem atraído vários velejadores por ser "bico-de-proa", ou seja, sem a utilização de rating para a correção do tempo.
A história do Skipper 21 com a vela baiana, apesar de recente, já mostra sinais que veio para ficar: "A flotilha surgiu da preocupação do Yacht Clube da Bahia em se incentivar a vela de oceano e o Skipper 21 é o projeto que melhor se adapta às condições da raia do clube, sendo escolhido inclusive para as competições de Match Race disputadas aqui," afirma Luis Eduardo Pato, gerente de vela do YCB.
"O ponto forte dele é a velocidade. O Skipper 21 consegue andar na frente dos veleiros de 30 a 32 pés, é fácil de velejar, tem simples manutenção, tem espaço suficiente para ser usado para passeios e é uma classe que corre sem rating, no 'bico-de-proa'," completa.
De acordo com Pato, os Skipper 21 que estarão presentes na Regata Aratu-Maragojipe serão Yacht 1, Yacht 2, Blitz, Jeri, Khojin, Mittens e Martinha II.
fotos: gentilmente cedidas pelo Yacht Clube da Bahia (Regata Aniversário do YCB)

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Garota de 13 anos é impedida de dar a volta ao mundo pelo Conselho Tutelar

A holandesa Laura Dekker, de apenas 13 anos, foi impedida pelo Conselho Tutelar da Holanda de continuar com um projeto inusitado para a sua idade: dar a volta ao mundo durante dois anos num veleiro de 8.30 metros!
O fato ganhou a mídia holandesa na semana passada, quando o advogado do pai de Laura pediu que fosse cancelado o passaporte holandês da garota, alegando que ela voltaria à Nova Zelândia, país em que ela nasceu. Contudo, o serviço de assistência social alega que a viagem de dois anos "pode ser muito arriscada para uma jovem adolescente e pode causar danos ao seu desenvolvimento social."
O plano de Laura era bem audacioso: a bordo de um Hurley 800 chamado Guppy, de 8.30 metros e equipado com um motor diesel de 15hp, ela sairia da Holanda em setembro em uma rota "sem paradas e em solitário" passando pelas Ilhas Canárias, Canal do Panamá, Oceano Pacífico, Austrália, Sri Lanka, Mar Vermelho (um dos lugares com maior incidência de pirataria no mundo) e Mar Mediterrâneo até voltar à Holanda em agosto de 2011.
fonte e fotos: Sail World - www.sail-world.com

O ancestral vivo da caravela

Na segunda edição da série "A Copa da Arábia", o Blog da FENEB conta a história do milenar dhow, um tipo de veleiro tradicional da região que serviu de base para o desenvolvimento das caravelas portuguesas na Era dos Descobrimentos.
O dhow (pronuncia-se "dáu") possui várias características únicas, que foram desenvolvidas primeiramente pelos árabes há 3100 anos atrás e que continuaram sofrendo aprimoramentos ao longo dos séculos. Todo o processo de construção do barco e de navegação é considerado pelos árabes como uma obra de arte, que deve ser minuciosamente trabalhada e passada para as próximas gerações.
Uma das principais diferenças do dhow para os veleiros utilizados por outros povos na Antiguidade está na propulsão. Os árabes já haviam desenvolvido velas trapezoidais com um formato muito próximo ao triangular, que mais tarde dariam origem às "velas latinas" em forma de triângulo, como as que usamos hoje nas nossas embarcações. Outra singularidade está nos diversos tipos de cascos: existem dhows com popas semelhantes aos veleiros ocidentais (baghlah) e até mesmo alguns (badan) com estrutura semelhante aos nossos saveiros!
Mas por quê os árabes desenvolveram os dhows? Primeiro, eles precisavam de um veleiro rápido e com facilidade de manobra para poder fazer comércio com povos distantes, como indianos, africanos e chineses. Segundo, o dhow é perfeito para se acessar os recifes onde se encontram as ostras que produzem as mais finas pérolas do mundo. Ras al-Khaimah foi um dos mais importantes centros de comércio na Era das Navegações, quando os dhows faziam as trocas entre o Ocidente e o Oriente.
Hoje em dia, assim como os saveiros baianos, muitos dhows perderam seus mastros e receberam potentes motores, especialmente para transporte de passageiros e cargas. Contudo, a contribuição que este veleiro teve para a História da vela nunca poderá ser apagada. O desenvolvimento das velas triangulares possibilitou um melhor aproveitamento do vento e, junto com o leme, finalmente deu total capacidade ao navegador de ir e voltar ao mesmo porto com quase qualquer condição de vento.
Na semana que vem, confira mais uma reportagem da série "A Copa da Arábia" e, durante a semana, acompanhe as últimas notícias sobre a 33ª America's Cup aqui, no Blog da FENEB.

fonte e fotos: Wikipédia e www.nabataea.net

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Mateus e Dudinha vencem Torneio de Inverno do YCB

Mateus Tavares voltou com vitória!! Apesar de só ter vencido uma das cinco regatas disputadas, Mateus e Dudinha mantiveram a regularidade e foram campeões do Torneio de Inverno 2009 do Yacht Clube da Bahia. Em segundo ficou a mais nova dupla mista formada por Rafael Martins e Daniela Harfush, seguidos por Leonardo Chicourel e Moacir Montenegro Jr. em terceiro. A súmula completa está disponível no site do YCB.

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O assíduo leitor José Arcésio enviou esta nota do site da Flotilha 662 de Snipe para o nosso e-mail. Contribua você também com o Blog da FENEB!
foto: André Carvalho / A Tarde

Seja bem-vindo aos Emirados Árabes Unidos!

Quando a Société Nautique de Genéve anunciou que a 33ª America's Cup seria realizada em Ras al-Khaimah, a grande maioria dos velejadores tirou a poeira do atlas para procurar onde fica o pequeno emirado e por quê a SNG escolheu este lugar que, aparentemente, não tem nada a ver com o esporte náutico.
Porém, muitos se surpreenderam ao descobrir que os árabes já navegavam por aquelas águas há centenas de anos a bordo das suas dhows, que já possuíam "velas latinas", e usavam a kemal, antecessora do astrolábio. "A Copa da Arábia" vai levar você até os Emirados Árabes Unidos (EAU), contando a história por trás deste povo que, embora viva numa região desértica, tem um contato muito próximo com o oceano.
Para entendermos melhor este intrigante país, primeiro precisamos entender algumas das peculiaridades do sistema político e da situação econômica da região. Os Emirados Árabes Unidos são, na verdade, uma união de sete pequenos emirados (reinos islâmicos), cada um governado por um Sheikh e uma família real. Os dois principais emirados são Abu Dhabi e Dubai, que possuem maior poder econômico em relação aos demais.
Com uma área de 83600 km² (pouco maior que o estado de Santa Catarina), a maior parte dominada por desertos: o Rub al-Khali ("grande vazio", em árabe), cujas dunas chegam a mais de 300 metros de altura, ocupam uma grande área do sul do país e da vizinha Arábia Saudita. Além disso, os EAU também possuem 1318 km de faixa costeira, a maior parte voltada para o Golfo Pérsico. Por falar em comprimento, a distância entre Salvador e Ras al-Khaimah, 11083 km em linha reta, equivale a quase meia volta ao mundo!
A base da economia dos Emirados Árabes Unidos é a extração de petróleo, já que o país possui a 6ª maior reserva do mundo. Contudo, o Governo investe bilhões de dólares anualmente em infra-estrutura turística e empresarial, visando uma forma de sustentar a economia nacional após o fim das reservas. Dubai é a cidade líder na promoção turística: seu aeroporto internacional conecta mais de 200 cidades do mundo com a joia do mundo árabe e é onde fica a maior construção já feita pelo homem, o Burj Dubai, com 818 metros de altura.
Na próxima semana, "A Copa da Arábia" contará os milenares segredos das dhows, as embarcações que deram origem às caravelas portuguesas e dos ancestrais da bússola e do astrolábio, utilizados com maestria pelos navegadores árabes. E, durante a semana, confira aqui no Blog da FENEB as últimas notícias sobre a disputa da 33ª America's Cup!
fonte e fotos: Wikipédia

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Abertas as inscrições para a Sydney-Hobart

O Cruising Yacht Club of Australia abriu as inscrições para a 65ª Rolex Sydney-Hobart Race, uma das mais importantes e emocionantes regatas da vela mundial. Com o limite máximo do LWL (comprimento da linha da água) aumentado de 98 para 100 pés (30 para 30.48 metros), a disputa pela fita azul contará com a presença do ICAP Leopard, que recentemente conquistou a fita azul da Rolex Fastnet Race, na Inglaterra.
Com um percurso de 628 milhas entre a costa australiana e a ilha da Tasmânia, a Sydney-Hobart Race deste ano promete ser a maior disputa já realizada entre os supermaxis. A largada da Rolex Sydney-Hobart Race será em 26 de dezembro, conhecido nos países ligados culturalmente à Inglaterra como Boxing Day.
fonte: ISAF - www.sailing.org
foto: Daniel Forster / Rolex

sábado, 15 de agosto de 2009

Alinghi 5 veleja no Mediterrâneo pela primeira vez

O atual defensor da America's Cup, o multicasco suíço Alinghi 5, teve o seu primeiro contato com a água salgada hoje pela tarde na costa mediterrânea de Gênova, na Itália. A brisa de sudoeste e o mar calmo eram "ideais" para o primeiro treino da equipe da Société Nautique de Genéve.
"Hoje foi o primeiro dia na água salgada para o Alinghi 5 e, mesmo com vento fraco e mar calmo, tudo foi muito bom. Estamos felizes por estar na Itália durante este período de treinamento: é um lugar onde qualquer um gostaria de morar! Nós tivemos uma grande receptividade em Gênova e um grande apoio do galpão Amico e do Yacht Club Italiano. Esperamos por mais velejadas na segunda-feira com um pouco mais de vento," disse o skipper da equipe, Brad Butterworth.
Confira as fotos do treinamento do Alinghi 5 no site oficial da equipe.


fonte: Alinghi - http://www.alinghi.com/
foto: YachtPals - http://www.yachtpals.com/

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

ISAF anuncia classes olímpicas para 2012

Hoje pela manhã, a ISAF e o Comitê Organizador das Olimpíadas de Londres 2012 anunciaram as classes que participarão dos Jogos, com a realização de 10 eventos de vela masculina e feminina.
A ISAF tinha feito um requerimento ao Comitê Olímpico Internacional para que o número de competições de vela não se alterasse em relação aos Jogos de Pequim, no ano passado, quando ocorreram 11 eventos. Contudo, a atual política do COI é de "não aceitar propostas para aumento no número de eventos porque os Jogos já atingiram sua máxima capacidade," afirmou Jacques Rogge, presidente do Comitê.
"Claro que estamos desapontados porque o nosso pedido para manter 11 eventos foi rejeitado mas nós entendemos e respeitamos a decisão do COI. Agora nós esperamos ansiosamente pelos Jogos Olímpicos de Londres 2012. A ISAF está trabalhando bem de perto com o COI e os organizadores das Olimpíadas para assegurar que as competições de vela em 2012 tenham o mesmo sucesso que as de Qingdao em 2008," falou o Secretário-Geral da ISAF, Jerome Pels. A classe que ficou de fora foi a Multicasco, na qual os velejadores competiam em veleiros Tornado (na 2ª foto).
As competições de vela de 2012 serão realizadas no porto de Weymouth, que fica a 195 km de Londres. 380 atletas irão participar nos seguintes 10 eventos:

* Monocasco para uma pessoa - Laser (Masculino) e Laser Radial (Feminino)
* Monocasco pesado para uma pessoa - Finn (Masculino)
* Monocasco para duas pessoas - 470 (Masculino e Feminino, na 3ª foto)
* Monocasco de Alta Performance para duas pessoas - 49er (Masculino)
* Windsurf - RS:X (Masculino e Feminino)
* Monotipo - Star (Masculino)
* Monotipo de Match Race - Elliott 6m (Feminino)

fonte: ISAF - www.sailing.org
logotipo de Londres 2012: LOCOG
fotos: Wikipédia

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

GGYC oficializa BMW Oracle 90 como desafiante da America's Cup

Ontem pela tarde, o Golden Gate Yacht Club apresentou oficialmente o trimarã que representará o clube na 33ª America's Cup. Num grandioso evento realizado em San Diego, local de treinamento da equipe, o BMW Oracle 90 e a tripulação que desafiarão o Alinghi 5 nos Emirados Árabes Unidos.
Durante todo o percurso, uma réplica em tamanho real da escuna America acompanhou o trimarã americano, que tentará trazer a taça de volta para os Estados Unidos, depois de um período de 15 anos sem participantes yankees na competição.
Há exatamente uma semana, a Société Nautique de Genéve anunciou que a 33ª America's Cup será em fevereiro de 2010, no emirado de Ras al-Khaimah. Para você ficar por dentro de tudo sobre a próxima edição da centenária disputa, a partir da próxima quarta-feira (19 de agosto), o Blog da FENEB apresentará uma série de reportagens com os detalhes e curiosidades por trás da America's Cup. Confira na semana que vem a primeira reportagem da série A Copa da Arábia!
Confira logo abaixo as fotos do BMW Oracle 90!
fonte: Sail World - www.sail-world.com / BMW Oracle Racing - www.bmworacleracing.com
fotos: Darrall Slater - Sail World

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Leopard leva a fita azul; Luna Rossa está para chegar

Pelo segundo ano seguido, o ICAP Leopard (Farr 100) conquista a fita azul da Rolex Fastnet Race ao cruzar a linha de chegada na cidade de Plymouth às 01h09m36s da quarta-feira (21h09m36s, horário da Bahia), com o tempo total de regata de 2 dias 11 horas 9 minutos e 36 segundos. O supermaxi britânico também foi o primeiro a passar pela Rocha de Fastnet, às 01h26 de hoje (23h26 de ontem, horário da Bahia).
O vento, no entanto, atrapalhou as intenções do Leopardo de melhorar o tempo do ano passado: "Como esperado, desta vez não teremos um novo recorde. Em vez disso, um passeio lento (10-13 nós) e chacoalhante," disse o skipper e comandante Mike Slade ao passar na Rocha de Fastnet.
E não só os líderes foram "prejudicados" pelas brisas fracas do verão. O Luna Rossa, que conta com Torben Grael e Robert Scheidt na tripulação, perdeu velocidade na passagem pelo sul da Irlanda devido à inconstância do vento. Após a passagem por Fastnet, o time italiano recuperou terreno e deixou para trás seus concorrentes mais próximos no tempo corrigido, o RosebudTeam DYT e o Beau Geste.
De acordo com o último relatório de posicionamentos da classe IRC SZ, o britânico Ran (JV 72), comandado por Niklas Zennström, continua na liderança; o italiano Luna Rossa (STP 65) está na segunda posição, a 27.3 milhas do líder. A previsão de chegada para ambos é entre a manhã e a tarde de quarta-feira.
Confira abaixo um vídeo gravado por Alex Thomson, skipper do britânico Hugo Boss (IMOCA 60) na passagem pela Rocha de Fastnet.

fonte: Sail World - www.sail-world.com / Rolex Fastnet Race - http://fastnet.rorc.org
fotos: Rolex Fastnet Race - http://fastnet.rorc.org / Sailing Anarchy - www.sailinganarchy.com

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Chuva para inglês ver

Costuma-se dizer na Inglaterra que não existe nada mais inconstante do que o verão inglês, com o tempo mudando completamente, algumas vezes em menos de 24 horas. Ontem, a largada da Rolex Fastnet Race foi dada sob uma leve brisa e um sol agradável. Ninguém ousaria prever que alguma coisa mudasse nessa previsão.
Foi aí que veio a noite. Com ela, ventos de oeste e mar agitado, dificultando muito as condições de velejada para os barcos menores, que ainda estão no litoral da Inglaterra. "Um pouco antes da Península de Portland, nós tivemos que ancorar a uma profundidade de 45m, mas somente por meia hora - o vento voltou logo, então não foi tão ruim. Os caras que estavam na costa tiveram grandes problemas para conseguir vento e precisaram esperar mais. Acho que foi por isso que estamos na frente," disse o skipper francês Tanguy de LaMotte do líder da classe 40 pés, Initiatives Saveurs-Novedia Group.
Já os grandes competidores não enfrentaram tantos problemas, pois já haviam entrado no Mar da Irlanda. O ICAP Leopard (Farr 100), de acordo com o último relatório de posicionamento (23h00 GMT/20h00 horário da Bahia), está a pouco mais de duas horas de fazer a Rocha de Fastnet, no sudoeste da Irlanda. "Está um lindo dia ensolarado aqui, mas poderia estar bem pior," afirmou o skipper e comandante, Mike Slade, que nunca perde o bom humor. "O barco está adorando esse chacoalhar do mar! Estou querendo tomar uma cerveja em Plymouth, mas eu vou ter que esperar mais um dia e meio para chegar!!"
Na classe IRC SZ, o Luna Rossa (STP 65), que tem os brasileiros Torben Grael e Robert Scheidt na tripulação, passou o dia inteiro disputando o segundo lugar com o Beau Geste (Blue Water 80). Porém, por volta das 19h00 (16h00, horário da Bahia), os adversários do Lua Vermelha conseguiram ventos melhores e dispararam na frente. Agora, a equipe de Torben e Scheidt está a 328.9 milhas da chegada, na 3ª posição da classe IRC SZ.
Torça por Torben Grael e Robert Scheidt a bordo da equipe italiana Luna Rossa! Acompanhe o relatório de posicionamentos ao vivo no site oficial e, no fim do dia, o resumo em português aqui, no Blog da FENEB!
fonte: Sail World - www.sail-world.com / Rolex Fastnet Race - http://fastnet.rorc.org
fotos: Rolex Fastnet Race - http://fastnet.rorc.org

domingo, 9 de agosto de 2009

Luna Rossa em 3º na Regata de Fastnet

Confira as fotos da largada da Rolex Fastnet Race, que aconteceu hoje pela manhã em Cowes, na Inglaterra. A flotilha de 300 barcos subiu os spinnakers para aproveitar ao máximo o vento leste de 10 nós, condição na qual os veleiros menores conseguiam progredir mais do que os maiores, como o italiano Luna Rossa.
Mas o time de Torben Grael e Robert Scheidt conseguiu se recuperar e, de acordo com o relatório de posicionamento das 00h00 (21h00, horário da Bahia), o Luna Rossa (STP 65) está no 3º lugar da classe IRC SZ, a 7.9 milhas do líder da classe, o britânico Ran (JV 72). Outro veleiro conhecido dos baianos, o ICAP Leopard está caminhando para mais uma fita-azul da Regata de Fastnet: o supermaxi Farr 100 já percorreu 91.8 milhas e lidera a classificação da classe IRC SZCK.
Confira no site oficial da regata o posicionamento ao vivo da flotilha e torça por Torben e Scheidt na Rolex Fastnet Race a bordo do Luna Rossa!


ICAP Leopard na largada
Luna Rossa, que conta com os brasileiros Torben Grael e Robert ScheidtRan, atual líder da classe IRC SZ
Beau Gestes, 2º colocado na classe IRC SZ
fonte: Sail World - www.sail-world.com / Rolex Fastnet Race - http://fastnet.rorc.org
fotos: Kurt Arrigo (1ª foto) e Carlo Borlenghi (demais fotos) - Rolex

sábado, 8 de agosto de 2009

Torben e Scheidt presentes em importante regata da Inglaterra

O site oficial da Rolex Fastnet Race divulgou hoje que dois dos maiores nomes da vela brasileira estarão presentes na regata a bordo do veleiro italiano Luna Rossa. Torben Grael, que foi o tático da equipe na America's Cup de 2000, e Robert Scheidt já treinaram no barco durante a semana e estão prontos para a largada, que será às 09h00 (05h00, horário da Bahia) do domingo.
A previsão de ventos para as 600 milhas da regata é de brisas fracas, mas Chris Sherlock, capitão do ICAP Leopard, está confiante: "É o verão inglês! Qualquer coisa pode acontecer!" Venha torcer pelos medalhistas olímpicos brasileiros na Rolex Fastnet Race aqui, no Blog da FENEB!
fonte: Sail World - http://www.sail-world.com/ / Rolex Fastnet Race - http://fastnet.rorc.org/
fotos: Rolex Fastnet Race (Torben Grael) / Vincent Bosch (Luna Rossa)

Lars Grael ganha bronze no Mundial de Star

A dupla brasileira Lars Grael e Ronald Seifert conquistou hoje a medalha de Bronze no Campeonato Mundial da Classe Star, disputado na cidade sueca de Varberg, que fica 67 km ao sul de Gotemburgo. Eles ganharam a última regata do campeonato e ficaram no 3º lugar geral da competição, com 47 pontos. A dupla campeã foi George Szabo e Rick Peters, dos Estados Unidos, com 30 pontos.
O Mundial de Star também teve a presença de mais duplas brasileiras: Robert Scheidt e Bruno Prada conquistaram o 11º lugar; Horácio Carabelli e Ubiratan Matos ficaram em 24º lugar; e André Mirsky e Marcelo Jordão, mesmo com danos no barco, conseguiram a 37ª posição na flotilha de 86 barcos.
fonte: Murillo Novaes e ISAF - www.sailing.org
foto: Oskar Kihlborg

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

ICAP Leopard entre os favoritos da Rolex Fastnet Race

Faltam apenas dois dias para a largada da Rolex Fastnet Race, uma das regatas mais importantes do calendário inglês de vela. Assim como na Heineken Cape to Bahia, o supermaxi de 100 pés ICAP Leopard é um dos favoritos para a vitória.
O Leopardo este ano está numa sequência impressionante: bateu os recordes da Travessia do Atlântico Sul (Cape to Bahia) e das 600 Milhas do Caribe, além de ser o fita azul da JP Morgan Round the Island (uma volta em torno da Ilha de Wight). Para aumentar a lista, ele também é o detentor do recorde da regata para monocascos!
"A Rolex Fastnet Race é a joia na coroa da vela esportiva britânica e estamos entusiasmados por estar de volta. Ter quebrado o recorde e conseguido a fita azul em 2007 foi uma conquista fantástica, mas este ano será uma corrida totalmente diferente. Se o vento der uma parada no Mar da Irlanda, nós poderemos até ver o jogo de críquete," disse Mike Slade, comandante e skipper.
O objetivo do ICAP Leopard este ano é se tornar o primeiro veleiro britânico a conquistar três fitas azuis em grandes eventos patrocinados pela Rolex: além da Rolex Fastnet Race, a Rolex Middle Sea Race (606 milhas entre a Itália e Malta) e a Rolex Sydney-Hobart Race (Austrália).
fonte: Sail World - www.sail-world.com

Alinghi 5 "voa" pelos Alpes e chega à Itália

Imagine 5.5 toneladas literalmente "voando" por cima de uma das maiores cadeias de montanhas do mundo. Foi isso que aconteceu com o Alinghi 5, o multicasco de 90 pés de comprimento por 90 pés de boca que representará a Société Nautique de Genéve na próxima America's Cup. Tudo isso porque a Suíça, base da equipe, não possui acesso ao mar!
Na manhã de hoje, o catamarã foi içado do Lago Genebra com o mastro sobre a estrutura do barco. Centenas de fãs da equipe marcaram presença nas margens do lago por volta das 09h15 (04h15, horário da Bahia) para desejar boa sorte à equipe defensora da Taça no seu primeiro encontro com o mar aberto.
O Alinghi 5 foi levado pelo helicóptero através do vale do rio Ródano e do Passo de São Bernardo, cruzando a fronteira da Suíça com a Itália. Às 14h30 (09h30, horário da Bahia), o veleiro suíço tocou a água no Yacht Club Italiano, na cidade de Gênova. "Em Gênova - que tem um espaço maior - poderemos aumentar as 'pernas' no treinamento e velejar no Alinghi 5 por muitas horas em uma direção para testar e otimizar o barco para as corridas de acordo com o velho Deed of Gift, que são de 20 milhas subindo e 20 milhas descendo," afirmou o skipper Brad Butterworth.
A partir deste mês, a equipe da SNG irá treinar na cidade italiana, se preparando para o duelo da 33ª America's Cup, que está agendado para fevereiro de 2010, em Ras al-Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos. Acompanhe com o Blog da FENEB todas as últimas notícias em português sobre a disputa entre o Alinghi 5 e o BMW Oracle Racing!
Confira o vídeo oficial da equipe Alinghi com imagens do dia de hoje!


fontes: Alinghi - http://www.alinghi.com/; ISAF - http://www.isaf.com/; Sail World - http://www.sail-world.com/
fotos: 1ª foto - Carlo Borlenghi/Alinghi; 2ª foto - Sail World

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Jorge Zarif vence Mundial Júnior de Finn

Jorge Zarif conquistou hoje a Taça Joerg Bruder, que desde 2003 é entregue ao vencedor do Campeonato Mundial Júnior da Classe Finn, disputado este ano na cidade húngara de Balatonfüred. O paulista Zarif é o primeiro brasileiro a trazer a taça de prata, que homenageia o compatriota tricampeão mundial da classe (1970, 1971 e 1972), de volta ao país.
fonte e foto: Murillo Novaes

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

SNG anuncia que a America's Cup será nos Emirados Árabes

Hoje pela manhã, a Société Nautique de Genéve - SNG (clube detentor da Taça), anunciou que a 33ª edição da America's Cup, que tem o Golden Gate Yacht Club - GGYC como desafiante, será realizada em fevereiro de 2010 em Ras al-Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos. A notícia foi recebida com reações bem diversas pela imprensa náutica mundial, pois há uma grande possibilidade de que o caso volte à Justiça.
Na última decisão judicial, a Suprema Corte de Nova York deu o seguinte veredito: "A raia da disputa deverá ser Valencia, na Espanha, ou qualquer outro lugar selecionado pela SNG, desde que a SNG notifique por escrito o GGYC no mínimo seis meses antes da data estipulada para a primeira regata." Além disso, o Deed of Gift (Escritura de Entrega) também estipula que nenhum match pode ser disputado no Hemisfério Norte entre 1º de novembro e 1º de maio, com a Corte estipulando que Valencia seria a única exceção a esta regra.
Pela tarde (12h00, horário da Bahia), o GGYC fez o seu primeiro comunicado oficial após a decisão da SNG: "O Golden Gate Yacht Club acredita que a escolha da raia pela Société Nautique de Genéve, sem o mútuo consentimento, é contrária ao Deed of Gift e às decisões e sentenças da Corte de Nova York. Estamos revendo nossas opções," afirmou o porta-voz do clube, Tom Ehman.
Já no lado suíço da raia, não parece haver nada de errado com a decisão: "Estamos felizes em anunciar que Ras al-Khaimah, nos EAU, será a raia da 33ª edição da America's Cup. Esta é uma raia que provê um clima perfeito e ótimas condições de velejada para um match em fevereiro; as autoridades mostraram um tremendo interesse em apoiar e sediar a competição," disse Fred Meyer, vice-comodoro da SNG. "Eles farão uma ilha construída especialmente para a ocasião na vila de Al Hamra para providenciar às equipes, aos patrocinadores e aos fãs da America's Cup um local inigualável."
O investimento em infra-estrutura é certamente um dos pontos fortes dos Emirados Árabes: "É um grande momento para nós sediar a America's Cup. Isso é significante porque reflete como os Emirados se tornaram um lugar propício para sediar eventos esportivos internacionais. Estamos visando sucesso na realização deste evento," declarou o Príncipe Herdeiro de Ras al-Khaimah, Sheikh Saud Bin Saqr Al Qasimi.
Fique por dentro de todas as novidades em português da America's Cup aqui com a gente, no Blog da FENEB!
fontes e fotos: ISAF - www.sailing.org e Sail World - www.sail-world.com

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Brasileiro lidera Mundial Júnior da Classe Finn

O brasileiro Jorge Zarif lidera o Campeonato Mundial Júnior da Classe Finn depois do primeiro dia de competição na raia húngara. Zarif, que no mês passado foi campeão júnior da Copa Ouro da Classe Finn, disputada na Dinamarca, é o único representante sul-americano no campeonato.
Este ano, a competição está sendo disputada no Lago Balaton, o maior lago de toda a Europa Central, pois a Hungria não possui costa marítima. O Campeonato Mundial Júnior da Classe Finn acontecerá na cidade de Balatonfüred até quinta-feira.

fonte: ISAF - http://www.sailing.org/ e Balatonfüred Yacht Club - http://www.byc.hu/Finn_Junior_VB_2009/index.php
foto: ©onEdition - Jorge Zarif competindo no Campeonato Mundial da Juventude 2008 na classe Laser

domingo, 2 de agosto de 2009

Recorde da Travessia do Atlântico Norte e de singradura em uma única travessia

Você se lembra do ICAP Leopard, o supermaxi inglês de 100 pés que quebrou o recorde da Travessia do Atlântico Sul em janeiro deste ano, com cobertura do Blog da FENEB?
Agora, o Blog da FENEB traz para vocês o recorde da Travessia do Atlântico Norte, estabelecido pelo Maxi Banque Populaire V, um trimarã francês de 40 metros que quebrou dois dos mais importantes recordes da vela mundial no percurso entre o Farol de Ambrose (nos Estados Unidos) e a Ponta de Lizard (na Inglaterra). Confira o relato abaixo:

Um oceano não era suficiente para Franck Cammas e Pascal Bidégorry. Cada décimo de velocidade na Travessia do Atlântico Norte tinha importância fundamental, pois qualquer perda, por menor que fosse, poderia significar a vitória ou a derrota contra um adversário maior e mais implacável do que o skipper do outro barco: o tempo de 4 dias, 3 horas, 57 minutos e 54 segundos.
Tudo estava caminhando para um novo recorde do Groupama 3: eles deixaram Nova York 2h35 antes dos adversários e abriram uma grande distância quando sopravam ventos de até 30 nós. Porém, no meio do Atlântico Norte, Poseidon (deus do mar) e Éolo (deus dos ventos), sorriram para o Maxi Banque Populaire V: os ventos oscilaram entre 35 e 40 nós e as ondas passaram a ficar cada vez maiores. Nessas condições, o veleiro de Bidégorry se mostrava bem mais estável que o de Cammas.
Mesmo assim, o Groupama 3 não desistiu e provou que tinha condições de vencer o rival ao se tornar a primeira embarcação a romper a marca de 800 milhas em 24 horas. Mas, algumas horas depois, o Maxi Banque Populaire V mostrou que seus 9 metros a mais de comprimento faziam diferença naquelas condições de mar. Resultado, novo recorde de singradura, com 908 milhas navegadas em 24 horas. Faltando cerca de 725 milhas para a chegada, o Maxi Banque Populaire V passou, no real, o Groupama 3. Agora Bidégorry e seu time só dependiam deles mesmos para escrever seus nomes na história.
A cerca de 170 milhas da chegada o vento enfraqueceu e Cammas conseguia velejar mais rápido que Bidégorry: o trimarã verde e laranja reduziu a diferença para o azul e branco para apenas 3 milhas nas imediações da Ponta de Lizard. Contudo, o recorde já tinha um novo dono. O Maxi Banque Populaire diminuiu o tempo que o Groupama 3 estabeleceu em 2007 em incríveis 12 horas 32 minutos e 06 segundos, cravando o novo recorde da Travessia do Atlântico Norte em 3 dias 15 horas 25 minutos e 48 segundos. O Groupama 3 chegou 12 minutos depois, com o tempo total de travessia de 3 dias 18 horas 12 minutos e 56 segundos.
"Nem sequer percebi o que fizemos. Essa vitória 'sobre o tempo' veio recompensar três anos de um trabalho feito por toda a equipe, pelos preparadores físicos, pelo escritório de projetos, pelos arquitetos e por todas as equipes de vela do Banque Populaire. Estou realmente muito satisfeito por poder oferecer hoje estes dois presentes: o recorde de velocidade em 24 horas e o novo tempo de referência da Travessia do Atlântico Norte. Nós não nos perguntávamos se poderíamos atingir o tempo de 2007. Mantivemo-nos concentrados no clima, na estratégia e no ritmo do barco, com a obsessão de tirar o máximo de velocidade possível. O Maxi Banque Populaire V é um barco fora dos padrões, e todos nós estamos extremamente orgulhosos de ser capazes de navegar este excepcional barco," afirmou o skipper Pascal Bidégorry.
Confira também o vídeo gravado pela tripulação do Maxi Banque Populaire V, velejando a 40.61 nós de velocidade real!





fontes: ISAF - http://www.sailing.org/; site oficial do Groupama - http://www.cammas-groupama.com/en/index.jsp; site oficial do Team Banque Populaire - http://www.voile.banquepopulaire.fr/home.html
fotos: site oficial do Groupama e www.sport.fr
vídeo: site oficial do Team Banque Populaire