terça-feira, 4 de maio de 2010

Yacht Clube da Bahia inicia comemorações dos seus 75 anos

Victor Marques (YCB/BA), campeão estreante
O mês de maio começou em clima de festa para os velejadores do Yacht Clube da Bahia, que terão uma programação intensa de regatas ao longo de todo o mês, como parte das comemoações dos 75 anos do clube. Nos dias 1º e 2 de maio, foram realizadas as regatas das classes Optimist e Snipe. Após um sábado de condições difíceis de vento e maré, os velejadores foram brindados com um belo domingo, apesar das constantes variações dos ventos, que exigiram bastante dos velejadores.
As regatas de Optimist foram disputadas com forte equilíbrio entre os velejadores, que se alternaram nas priemiras posições. Melhor para a atual Campeã Sul-Americana Juliana Duque (YCB/BA) que venceu na classifiação geral. Kim Vidal  (YCB/BA) foi o segundo colocado e Bruno Menezes (YCB/BA), campeão da primeira etapa do ranking, em terceiro. A grande revelação do campeonato foi o velejador Victor Marques (YCB/BA), campeão na categoria Estreantes e quinto lugar na classifiação geral. Marques iniciou na vela há seis meses, como aluno da Escola de Vela do Yacht e faz parte da equipe do clube desde janeiro de 2010. Completando a súmula dos estreantes, Daniel Marques (YCB/BA) garantiu a segunda colocação, seguido por Daniel Guimarães em terceiro.
As regatas da classe Snipe foram marcadas pela volta de Mateus Tavares  (YCB/BA) à raia, que estava afastado das regatas há alguns meses enquanto se recuperava de uma contusão. Tavares, que competiu em dupla com Luiz Eduardo Perez (YCB/BA), retornou com vitória. Após empatarem em número de pontos com a dupla Mário Urban / Rafael Sapucaia (YCB/BA) Tavares e Perez levaram a melhor no critério de desempate, por terem vencido três regatas na série, contra duas de Urban e Sapucaia, que ficaram com a segunda classificação geral. Felipe Cunha / André Costa Pinto (YCB/BA) completaram o pódio em terceiro.
Com duas etapas realizadas, o Ranking de Vela do Yacht Clube da Bahia apresenta os seguintes líderes nas classes Optimist e Snipe:

Optimist Veterano: 1º Bruno Menezes (YCB/BA); 2º Kim Vidal (YCB/BA) ; 3º Juliana Duque (YCB/BA)
Optimist Estreante: 1º Victor Marques (YCB/BA); 2º Daniel Marques (YCB/BA); 3º Daniel Guimarães (YCB/BA)
Snipe: 1º Mário Urban / Rafael Sapucaia (YCB/BA); 2º Felipe Cunha / Andre Costa Pinto (YCB/BA); 3º Leonardo Chicourel / Moacyr Montenegro Jr. (AIC/BA)

Resultados completos em www.icb.com.br

Release oficial do Yacht Clube da Bahia - www.icb.com.br / Foto: Auremar Santos

domingo, 2 de maio de 2010

ABCO organiza lista do Team Brasil para Europeu e NoAm; Ju Duque confirmada no Euro, Kim e Bruninho entram na Zona Continental

Passada uma semana do encerramento do 32º Campeonato Sul-Brasileiro da Classe Optimist, válido como segunda etapa da Seletiva Brasileira para o Mundial, as equipes que representarão nosso país no Europeu de Optimist em Kamień Pomorski e no Norte-Americano de Optimist em Kingston vão começando a ser preenchidas de acordo com a ordem de classificação na Seletiva. Enquanto isso, Martin Lowy (YCSA/SP), Gabriel Elstrodt (YCSA/SP), Felipe Rondina (ICB/DF), Leonardo Lombardi (CNC/RJ) e Claudia Mazzaferro (YCSA/SP) já estão confirmados no Mundial de Optimist em Langkawi, na Malásia.
A distribuição das vagas para os Campeonatos Continentais é diferente para meninos e meninas. No total, são 12 vagas masculinas e 4 vagas femininas, sendo que os 3 melhores meninos e a melhor menina têm a opção preferencial de disputar o Europeu na Polônia enquanto os outros classificam-se para o Norte-Americano no Canadá. Nesta semana que passou, a "dança das vagas" já provocou algumas mudanças nas equipes verde-amarelas que irão aos Campeonatos.
Na zona europeia, Rafael Monteiro (CICP/PE) e Breno Abdulklech (ICRJ/RJ) abriram mão das vagas conquistadas: o pernambucano preferiu ir ao NoAm, enquanto o carioca informou à ABCO que não irá aos Continentais. Dentre os que estavam na lista de espera para se juntar aos confirmados Tiago Brito (CDJ/RS), atual campeão do Troféu Amizade, e a  Juliana Duque (YCB/BA), campeã sul-americana 2010, o paulista Eric Belda (CCSP/SP) também carimbou sua passagem para a Polônia, enquanto o brasiliense Nicholas Grael (ICB/DF) escolheu ir para o Canadá. Com isso, uma vaga ficou em aberto para o Campeonato Europeu, que deverá ser preenchida ainda esta semana.
A desistência de Breno Abdulklech (ICRJ/RJ) e Mario Mazzaferro (ICPB/SC) proporcionou à Flotilha Ogum Marinho levar mais dois velejadores aos Continentais além de Juju, que confirmou a ida ao Europeu. Depois de um Sul-Brasileiro brilhante, Kim Vidal (YCB/BA) e Bruno Menezes (YCB/BA) subiram várias posições na tabela da seletiva e já aparecem na zona Continental. O próximo baiano na lista é Matheus Seixas (YCB/BA), no 26º lugar geral e 4º na lista de espera.
Clique aqui e confira a lista atualizada até 01/05/2010 das equipes brasileiras no Mundial e nos Campeonatos Continentais, além da tabela agregada da Seletiva para o Mundial!