Na última sexta-feira, o trimarã francês L'Hydroptère (Hidrofólio, em francês) virou o veleiro mais rápido do mundo, ao bater o recorde de velocidade na água nos percursos de 500 metros e 1000 metros.
O skipper Alain Thiébault e sua tripulação escolheram a raia de Hyères, na badalada Riviera Francesa, para estabelecer o novo recorde. Com vento de 28 nós, o L'Hydroptère literalmente "voou", atingindo uma velocidade instantânea de impressionantes 55.5 nós (equivalente a 103 km/h)! No percurso de 500 metros, o trimarã fez uma média de 51.36 nós, superando a marca que o tricampeão mundial de Kitesurf Alex Caizergues estabeleceu na Namíbia ano passado, de 50.57 nós. Nos 1000 metros, a diferença foi ainda maior: 48.72 nós (L'Hydroptère) contra 43.09 nós (Alex Caizergues).
O grande segredo para a velocidade do L'Hydroptère está entre o casco e o mar. Quando o trimarã começa a desenvolver velocidade, sua quilha em forma de hidrofólio levanta o casco a uma altura considerável, diminuindo consideravelmente o atrito com a água. Agora, o objetivo da equipe é desenvolver o projeto para quebrar três recordes: Atlântico, Pacífico e a Volta ao Mundo.
Confira mais fotos do novo recordista mundial dos 500 metros e dos 1000 metros!
fonte: Sail World
fotos: Gilles Martin-Raget
Nenhum comentário:
Postar um comentário