segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Velejadores de Optimist buscam em clínica de vela o “ajuste fino” para o Brasileiro.


Com o 38º Campeonato Brasileiro da Clase Optimist cada vez mais próximo, os jovens velejadores não poupam esforços nem dedicação para serem vitoriosos. Mas todo esse esforço para render frutos, precisa agregar a orientação e coordenação de um grupo de treinadores de alto nível, empenhados em passar o máximo de conhecimento ao futuro da vela nacional de uma forma inovadora. O Blog da FENEB foi então conferir um dia da Clínica CTI - Centro de Treinamento de Iatistas no Yacht Clube da Bahia e observou como é feito o treinamento voltado para o Brasileiro de Optimist 2010.

A clínica é uma espécie de "curso intensivo" de conhecimento da raia e preparação voltados especificamente para uma competição, além de incluir as habituais aulas teóricas sobre regras de regata. O diferencial nessa clínica é a conciliação entre a rotina de treinamento de elite e a adoção de atividades lúdicas como aulas de capoeira, uma prática inovadora e única no país que recebe elogios tanto dos adultos quanto dos próprios jovens: "Acordamos cedo, preparamos os barcos, arrumamos as coisas, vamos pra água e no fim do dia vemos o vídeo. A rotina é bem rígida, mas o mais importante é a preparação para o Brasileiro," afirma o paulista Martin Lowy, 5º colocado no Norte/Nordeste de Optimist 2009.
A equipe técnica da clínica é formada por velejadores de renome nacional e internacional que juntos possuem 2 Mundiais (mais 1 por equipes), 1 Campeonato Americano 3 Brasileiros e 6 Campeonatos Regionais (N/NE e Sul) de Optimist, além de participações olímpicas na classe 470. A experiência dos técnicos é fundamental para o bom aprendizado dos seus pupilos, que treinam diariamente os fundamentos da regata, como largadas, contraventos, pernas de través e montagem de bóias. "São cinco técnicos renomados e que prezam pela organização," conta Tammy Vidal, Capitã da Flotilha Ogum Marinho.
Além do aspecto técnico, os jovens velejadores também enfatizam a integração entre eles proporcionada pela realização da clínica: "Com a clínica nós aprendemos táticas novas e temos a oportunidade de rever amigos de outros estados que só encontramos nos campeonatos," diz Kim Vidal, Campeão do Norte/Nordeste de Optimist 2008.
Na grade de programação diária da Clínica, também está incluída a realização de uma regata por dia. Ao final do curso, os três alunos com o melhor desempenho recebem medalhas banhadas a ouro, prata e bronze, parabenizando-os pelo seu desempenho. Contudo, nenhuma riqueza é maior do que o aprendizado, que segue com os jovens velejadores pela vida inteira.
Além da classe Optimist, o CTI também oferece clínicas, palestras e outros cursos voltados para as classes Laser, Snipe e Skipper 21, todas com flotilhas bem desenvolvidas na Bahia. Se você também está interessado em aperfeiçoar a sua velejada, acesse http://www.ctivela.com/ ou entre em contato através do e-mail maru@ctivela.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário