sábado, 12 de dezembro de 2009

Campeão Mundial disputa Baiano de Optimist e aprova a raia



Começa hoje, nas águas da Baía de Todos os Santos, o Campeonato Baiano da Classe Optimist 2009, que promete ser um dos mais disputados de todos os tempos, com a presença de alguns dos melhores velejadores infanto-juvenis do país. Para eles, o Baiano de Optimist faz parte da preparação para o Campeonato Brasileiro de Optimist 2010, que também será realizado em Salvador.
A disputa promete ser a mais acirrada de todos os tempos pois, além de contar com os melhores do país na raia, o campeonato também terá entre seus participantes o peruano Sinclair Jones, atual Campeão Mundial de Optimist. Sinclair, que está na Bahia desde a quarta-feira, teceu muitos elogios à raia do Banco da Panela, onde também será disputado o Campeonato Brasileiro do ano que vem: "Adorei a Bahia, o vento é muito bom e forte."
O peruano começou no esporte náutico por iniciativa própria, quando teve o seu primeiro contato com a vela na Baía de Ancón: "Estava na praia com meus amigos quando vimos os barcos e gostamos de velejar." e culminou com a conquista do título de campeão do mundo este ano no Rio de Janeiro, no primeiro mundial que disputou em sua vida. O segredo do sucesso de Sinclair está na ambição e determinação: "Sempre quero ganhar. Sou muito competitivo e sempre busco estar a 100%. Quando vou competir em outros lugares, gosto de aproveitar a viagem, conhecer novos amigos e treinar o máximo possível."

Aos 14 anos, Sinclair está próximo ao limite de idade da classe Optimist e já tem planos concretos no esporte: "Penso em seguir adiante no Laser e no 420." Um futuro olímpico, talvez? "Adoraria ir às Olimpíadas, especialmente aos jogos do Rio em 2016."
O Campeonato Baiano da Classe Optimist acontece no Yacht Clube da Bahia entre os dias 12 e 15 de dezembro, e o Blog da FENEB fará o acompanhamento dia-a-dia do campeonato, já nos preparativos para o Campeonato Brasileiro da Classe Optimist de 2010!

foto 1: Mauricinho Mascarenhas
foto 2: Fred Hoffmann / IODA World Championship
link: http://migre.me/e2Zi

Nenhum comentário:

Postar um comentário