sábado, 6 de março de 2010

Clubes na expectativa pela abertura da temporada 2010

Preparem as velas! A Regata de Abertura da Temporada Baiana 2010 para todas as classes será este fim de semana e, mesmo sem valer pontos para o campeonato, as flotilhas dos clubes estão animadas para começar o ano com o pé direito. O grande atrativo da regata são os percursos, desenhados para aproximar o público presente nas praias e o esporte náutico. Os Optimists irão até o boião da Barra, enquanto as classes Cruzeiro farão uma boia próxima ao Barravento e as outras classes de monotipos e oceanos de Regata irão até o Hotel Pestana, no Rio Vermelho.
Os clubes e marinas prometem ir para a raia em 2010 com muita animação e vontade de vencer. A introdução do Troféu Torben Grael, que premia o clube campeão, ajudou a trazer mais competidores para a raia, empenhados em melhorar o desempenho dos seus clubes.
Na Marina Aratu, atual campeã interclubes, não há meias-palavras: "Nosso objetivo é ganhar de novo," afirmou Antonio Barreto, Diretor-Geral da Marina. "No ano passado demoramos para reagir e este ano queremos começar bem. Faremos a nossa parte para manter o troféu na Marina e vamos ver como será a reação dos outros clubes, que devem vir com mais gás este ano," completou Barreto.
No Clube Angra dos Veleiros, o principal motivador para disputar a copa é... a própria copa! "Agora o Troféu Torben Grael está com Barreto, mas graças a Deus uma coisa ninguém tira: nós fomos os primeiros a ganhar a Taça," afirmou Carlos Santana, Diretor de Vela dos clube campeão de 2008. "A nossa expectativa é ter o mesmo sucesso que tivemos no ano passado e chamar mais sócios para competir e representar o Angra."
O Píer Salvador, um dos representantes da península de Itapagipe, ainda tem poucos "regateiros", mas nem por isso os "cruzeiristas" ficam de fora da brincadeira: "Dos quarenta barcos da casa, apenas três ou quatro costumam participar das regatas, mas os cruzeiristas vão para a raia assistir e até acompanhar a regata," disse Francisco Sandoval, gerente da marina.
Já na Ladeira da Barra, a flotilha de oceano do Yacht Clube da Bahia guarda a sete chaves o "plano" para levar o Troféu Torben Grael este ano depois do quarto lugar em 2009: "Temos um projeto para brigar pelo título que talvez consigamos colocar em prática, mas ainda é segredo! Não estamos representados em todas as classes da vela de oceano e sabemos que a tarefa será árdua, iremos para a raia com muito respeito pelos outros clubes concorrentes," afirmou Luis Eduardo Pato, Gerente de Vela do Yacht. "Passado o período de férias, estão todos ávidos por esta Regata de Abertura, o percurso é muito agradável e resgata um formato que existia no passado. A FENEB está de parabéns pela iniciativa! "
E os planos do Yacht não são apenas no âmbito estadual da vela oceânica: "Os veleiros Bola 7 e Spirogyro nos representarão na Búzios Sailing Week e o veleiro Letícia deverá se juntar a eles nos representando na Semana de Vela de Ilhabela. Já está em andamento o planejamento para o Circuito Salvador 2011, que completará 15 edições. Vamos trabalhar forte para que esse evento seja um sucesso," completou Pato.
Agora, é a vez dos atletas mostrarem o seu potencial na água! A Regata de Abertura da FENEB para os monotipos será no sábado enquanto os veleiros de oceano correrão no domingo, sempre às 13h00. Confira também o Calendário 2010 com todas as competições baianas e as principais regatas do mundo clicando aqui.


Foto: Píer Salvador 
Logotipos: FENEB / Clube Angra dos Veleiros / Yacht Clube da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário