quarta-feira, 3 de março de 2010

Livro sobre equipe chilena na volta ao mundo terá renda doada às vítimas do terremoto

Cinco dias depois do grande terremoto que sacudiu o Chile, há uma grande mobilização tanto dentro do país quanto no exterior para ajudar os 2 milhões de afetados pelo abalo sísmico, o pior a atingir o país nos últimos 50 anos. O trabalho de ajuda às vítimas fica mais complicado devido às dificuldades de comunicação e pela falta de acesso às regiões mais atingidas. Enquanto a ajuda internacional não chega, os próprios chilenos promovem iniciativas de assistência aos mais necessitados.
Uma destas iniciativas é promovida pelo skipper local Felipe Cubillos, participante da edição 2008-09 da Portimão Global Ocean Race a bordo do Desafío Cabo de Hornos. Ele e o seu co-skipper José Muñoz assinaram seus nomes na História ao se tornarem os primeiros chilenos a atravessar o Cabo Horn participando de uma regata. "Durante a competição, aprendemos uma lição que nunca vamos esquecer. Você nunca vai conseguir dominar as forças da natureza e só o que você pode fazer é ter forças para voltar a ficar de pé depois que a natureza te jogou ao chão," escreveu Cubillos no site oficial do Desafío Cabo de Hornos.
O aniversário de um ano da travessia histórica será comemorado no próximo dia 18 com o lançamento do livro Sueños de Alta Mar (Sonhos de Alto Mar), no qual Cubillos narra a participação da dupla chilena na regata de volta ao mundo com um registro pictográfico completo da aventura.
Embora o lançamento oficial do livro tenha algum atraso, o dinheiro arrecadado com a venda dos livros será utilizado na ajuda aos prejudicados pelo terremoto: "Nos próximos dias avisaremos onde será o lançamento do livro já que hoje estaremos viajando à zona costeira da Sexta Região (localizada entre Concepción, cidade mais atingida, e Santiago, capital do país) para levar a nossa ajuda. Já conseguimos caminhões e precisamos de recursos para comprar leite, água, comida, cobertores e plástico para embalar os mantimentos."
Para contribuir com o fundo de ajuda às vítimas chilenas, você pode entrar em contato com Felipe Cubillos através do e-mail cubillos@senegocia.com e fazer a pré-reserva do livro Sueños de Alta Mar, que custa 50 000 pesos chilenos (cerca de 170 reais ou 95 dólares). Também vale a pena conhecer o site oficial do Desafío Cabo de Hornos, que tem relatos, fotos e vídeos da regata.

Fotos: Desafío Cabo de Hornos

Nenhum comentário:

Postar um comentário