Se na semana passada a organização da Volvo Ocean Race confirmou a "veterana" Cidade do Cabo na lista das cidades-sede da edição 2011-12, hoje foi a vez da "estreante" Lisboa ser anunciada como um dos portos da famosa regata de volta ao mundo, em cerimônia realizada na capital portuguesa. O Rio Tejo, ponto de partida das expedições marítimas lusitanas, testemunhará a chegada da flotilha oceânica após a perna transatlântica em junho de 2012 e também abrigará uma das regatas in-port da competição.
"É ótimo termos uma cidade-ícone na nossa lista de paradas e Lisboa, especialmente, tem condições de velejada maravilhosas, que vão contribuir para uma excitante regata in-port," afirmou o CEO da Volvo Ocean Race, Knut Frostad. "Lisboa é uma cidade fantástica com muito a oferecer à VOR e será uma pausa muito esperada depois dos rigores da perna transatlântica," completou Frostad.
"Portugal é um país de navegadores que abriu novos horizontes para o mundo e sua capital foi o ponto de partida para a fabulosa saga das Grandes Navegações. Uma cidade com tão grandiosa tradição náutica tinha que estar associada com a maior aventura transoceânica dos tempos modernos e é com enorme honra e orgulho que somos parte do itinerário global da Volvo Ocean Race," disse o Prefeito de Lisboa, António Costa.
A escolha inédita da capital lusitana na lista da VOR foi destaque na mídia portuguesa, que dedicou-se a noticiar a conquista. "A nossa estimativa [de investir oito a dez milhões de euros] decorre das experiências anteriores e penso que com o projeto que nos foi apresentado, e sobretudo a várias dezenas de milhões de receitas, pode ter igual paralelo," afirmou o Secretário do Turismo Bernardo Trindade ao jornal esportivo A Bola, também citando o exemplo da cidade irlandesa de Galway, sede da parada pós-transatlântica de 2008-09, que lucrou 56 milhões de euros com a VOR e foi visitada por 420 mil pessoas.
Segundo o jornal Público, a área de 48 hectares que fez parte da candidatura lisboeta à America's Cup de 2004 (Valencia acabou ganhando o direito de sediar a Copa) conhecida como Doca de Pedrouços é o abrigo mais cotado para a flotilha da VOR, que deverá ficar duas ou três semanas na "terrinha". O jornal também diz que os veleiros "virão do Brasil ou Estados Unidos e seguirão para França ou Irlanda," mas a organização diz que só anunciará o próximo porto na quarta-feira 03, deixando a definição do calendário completo "até o final de março."
Fontes: Sail World, A Bola e Público
Foto 1: Sail World / Volvo Ocean Race
Foto 2: Victor Fraile / Reuters
Foto 3: A Bola
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