segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Líderes disparam na VOR


Após os dois primeiros dias de regata na terceira perna da Volvo Ocean Race, já se pode ver os barcos favoritos na disputa pela liderança da etapa entre Cochim, na Índia, e Singapura. O relatório de 17:00 GMT (14:00 na Bahia) já mostra uma grande diferença entre os primeiros e os últimos, quando a frota já está passando pelo sul do Sri Lanka.

Torben Grael, comandante do Ericsson 4 (foto), mostra mais uma vez que entende de regatas intercontinentais e lidera a perna, estando a 1416 milhas de distância da chegada. Mas nada de folga para a tripulação do brasileiro, pois a apenas três milhas atrás estão o holandês Bouwe Bekking e a tripulação do Telefónica Blue, numa localização mais ao sul. Bem próximo estão o americano Ken Read e o Puma, a oito milhas da liderança e ocupando a terceira posição. O Telefónica Black, capitaneado por Fernando Echavarri, mantém-se no quarto lugar, a 11 milhas do primeiro posto.

Mais atrás, a 19 milhas de Torben 'Turbina', está o veleiro sino-irlandês Green Dragon, comandado por Ian Walker. Revezando-se nas três últimas posições, o Team Russia, de Andreas Hanakamp, o Ericsson 3, de Anders Lewander e o Delta Lloyd, de Roberto Bérmudez, têm chances quase remotas de chegar ao pódio nesta perna, com 29 milhas, 32 milhas e 58 milhas de distância para o líder, respectivamente.

Mas, com a previsão de mais 8 dias de regata pela frente, tudo pode acontecer. A grande emoção deste trecho da VOR deve ficar mesmo para as 500 milhas finais, na passagem pelo Estreito de Malaca, cujo trecho mais estreito possui 1,5 milha de largura. E ainda, por essa passagem transitam cerca de um quarto de todos os bens de consumo mundiais, exigindo atenção redobrada dos timoneiros em relação aos navios de carga e aos ventos, que costumam rondar muito na região.


fonte: www.volvooceanrace.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário