sexta-feira, 9 de julho de 2010

Europti termina sem regatas no último dia; Ju Duque é a 3ª melhor brasileira da década

A Comissão de Regata nem precisou trabalhar hoje em Kamien Pomorski. Os 247 jovens velejadores participantes do Europti (Europeu de Optimist) até chegaram a ir para a água, mas o vento não conseguia nem levantar as bandeiras no píer da cidade. Com isso, o campeonato terminou com apenas sete regatas realizadas das doze previstas, mantendo-se as mesmas colocações da quarta-feira.
A competição feminina foi vencida pela italiana Francesca Russo Cirillo, com 15 pontos. Russo Cirillo havia sido 3ª colocada no Europti do ano passado, no porto esloveno de Piran e em Kamien Pomorski obteve seis colocações no top 5 da flotilha. Completaram o pódio a grega Evangelia Drougka, com 36 pontos, e a espanhola Paula Barceló, com 39 pontos.
A baiana Juliana Duque (YCB/BA), atual campeã sul-americana, fez uma campanha que ficará marcada na história da vela nacional. Juju logo na primeira regata quebrou um jejum de sete anos sem uma vitória brasileira no Europti feminino e ainda conquistou o 12º lugar geral com 52 pontos, consagrando-se como a 3ª melhor campanha das meninas brasileiras em campeonatos europeus. Dentre as não-europeias, Juju terminou em segundo lugar, atrás apenas da americana Megan Grapengeter-Rudnick, 10ª colocada geral com 48.1 pontos.
Já na flotilha dos meninos, os gregos Konstantinos Oikonomidis e Grigorios Mazarakis dominaram as regatas de vento fraco e fizeram a dobradinha, com o húngaro Lóránt Péch completando o pódio. Oikonomidis terminou o campeonato com 29 pontos, enquanto Mazarakis fez 53 pontos e Péch marcou 55 pontos.
Os garotos do Team Brasil tiveram uma atuação extremamente positiva no campeonato, reflexo da dedicação em desafiar os ventos fracos da raia. A dupla gaúcha Rodrigo Fasolo (CDJ/RS) e Tiago Brito (CDJ/RS) completou o pódio dos não-europeus, que teve o americano Drew Gallagher como líder. Gallagher foi o 18º geral com 95 pontos, enquanto Fasolo foi o 34º com 127 pontos e Brito foi o 36º com 133 pontos. Eric Belda (CCSP/SP) terminou o campeonato na 14ª colocação dos não-europeus, com 304 pontos no 129º lugar geral.
Amanhã é o dia oficial de despedida dos jovens velejadores da pequena cidade polonesa que os acolheu durante esta semana. Provavelmente ainda neste fim-de-semana a equipe brasileira deverá voltar ao país, acompanhado do técnico Beto Paradeda e da team leader Patrícia Belda. O Blog da FENEB, em nome da torcida verde-e-amarela, parabeniza aos membros da equipe brasileira pela grande atuação na Polônia!
 Dzięki, Team Brazylii!
(Valeu, Team Brasil!)
Foto: IODA

Nenhum comentário:

Postar um comentário