segunda-feira, 5 de julho de 2010

Ju Duque surpreende Europa e vence primeira regata na Polônia; Kim e Bruno encerram Optinam entre os 8 melhores do Brasil

Na Copa do Mundo de futebol, a América do Sul ficou em situação complicada, com três representantes sendo eliminados nas quartas-de-final por adversários europeus. Já na vela, a situação está sendo bem diferente. No auge do verão polonês, os jovens brasileiros se superaram e começaram o Europti (Europeu de Optimist) com o pé direito, obtendo dois primeiros lugares no primeiro dia de regatas.
Como são 247 jovens competidores, meninos e meninas correm separados em quatro divisões cada, totalizando oito grupos diferentes. Mesmo com mais divisões do que o habitual, as baterias dos meninos têm mais de 70 atletas e a das meninas mais de 50. O certo é que o tamanho da flotilha não assustou os quatro representantes brasileiros na competição, que protagonizaram um dia inesquecível para a torcida verde-e-amarela.
O domingo no lago de Kamien Pomorski parecia ser o ambiente perfeito para uma estreia perfeita do Team Brasil: ensolarado, 27º de temperatura e ventos entre 8 e 9 nós., sem correnteza. E realmente não poderia ter sido melhor! A baiana Juliana Duque (YCB/BA) fez valer o seu título de Campeã Sul-Americana e conseguiu uma brilhante vitória logo na primeira regata, escrevendo mais uma vez seu nome na história da vela brasileira e acrescentando mais uma linha no seu currículo da vela mundial. A última vitória de uma menina brasileira foi no Europti 2003 em Starigrad, na Croácia, quando a niteroiense Juliana Senfft (ICB/RJ) venceu a 10ª regata daquela edição e obteve o 11º lugar geral.
E a torcida brasileira nem precisou esperar muito para comemorar de novo. Na segunda regata, o gaúcho Tiago Brito (CDJ/RS) fez uma excelente velejada e obteve uma grande vitória que, somada com a 3ª posição obtida na primeira regata, levou o Brasil de volta à liderança do Europti masculino pela primeira vez desde que Luca Mazzaferro (ICPB/SC) foi campeão em 2008 nas águas do Lago Garda, na Itália.
Como nesta segunda-feira o vento estava muito fraco, não houveram regatas e as posições de ontem se mantiveram: Juliana Duque (YCB/BA) está em 9º lugar com 17 pontos no feminino, 15 pontos atrás da líder Francesca Russo Cirillo (ITA). No masculino, Tiago Brito (CDJ/RS) lidera com 4 pontos, enquanto Rodrigo Fasolo (CDJ/RS) é o 48º com 56 pontos e Eric Belda (CCSP/SP) é o 81º com 80 pontos. Até o sábado (10/07) deverão ser realizadas um total de 12 regatas para a definição do campeão europeu e você pode acompanhá-las ao vivo no site oficial do Europti.
Mudando de continente, o Team Brasil conseguiu um bom desempenho no Optinam (Norte-Americano de Optimist) em Kingston, no Canadá, colocando cinco velejadores no top 60 do campeonato e emplacando uma vitória com o paranaense Elizeu Silva (ICLI/PR). A Flotilha Ogum Marinho foi muito bem representada por Kim Vidal (YCB/BA), que conquistou o 64º lugar geral e 6º entre os brasileiros, e por Bruno Menezes (YCB/BA, na foto), 71º lugar geral e 8º brasileiro.
O carioca Rodrigo Luz (ICRJ/RJ) foi quem levou as cores verde-e-amarela mais alto na tabela, terminando o campeonato na 23ª posição. A avaliação da campanha dos jovens velejadores brasileiros foi extremamente positiva, ressaltando o fato de que todos os 12 atletas ficaram na parte de cima da tabela, competindo contra atletas que estarão no Mundial de Optimist deste ano na Malásia. Confira aqui os reports feitos pela delegação brasileira que acompanhou nossos queridos velejadores.

Fontes: Optinam, Europti, IODA e ABCO
Fotos 1 e 2: Matías Capizzano
Fotos 3 e 4: Delegação Brasileira no Optinam

Nenhum comentário:

Postar um comentário