terça-feira, 6 de julho de 2010

Juliana Senfft na torcida pelo Team Brasil no Europti

Desde a virada do milênio, por três vezes as meninas brasileiras venceram regatas válidas pelo Europti (Europeu de Optimist), um dos mais importantes campeonatos da classe. Uma destas  vitórias foi conquistada pela Campeã Sul-Americana Juliana Duque (YCB/BA) no último domingo, nas águas do lago de Kamien Pomorski, na Polônia. Já as outras duas vezes foram nas edições de 2002 (em Tavira, Portugal) e 2003 (em Starigrad, Croácia), conquistadas pelas mãos de Juliana Senfft (ICB/RJ), que conversou hoje com o Blog da FENEB.
Ao falar sobre a emoção de vencer uma regata numa das competições mais importantes do mundo, Juju Senfft lembrou da marcante vitória de 2003: "É um sentimento de dever cumprido. Foi uma regata com muito vento e eu era bem leve. Quando cruzei a linha estava com câimbra nas pernas, mas valeu a pena!" Naquele campeonato a niteroiense conquistou o 11º lugar, que é o segundo melhor resultado das meninas brasileiras em Europti's na década.
Como o Optimist é uma classe caracterizada por ser o primeiro contato do jovem com a vela, o momento da saída da classe também é de fortes emoções: "Acho que o dia em que me despedi da classe foi o mais marcante de todos," afirmou Senfft. "Aqui no Rio de Janeiro nós temos os "pé na cova", que são os que estão deixando a classe naquele ano pelo limite de idade (15 anos), e sempre é feita uma homenagem a eles. A minha foi muito especial pois foi no mesmo clube em que corri o meu primeiro Campeonato Estadual em 1994 e o último em 2003. Nessa homenagem foram relembradas várias coisas que aconteceram durante os 10 anos em que velejei de Optimist. E é claro que as conquistas do Campeonatos Brasileiros foram super especiais também!" A saída do Optimist também acarreta uma importante escolha para o jovem velejador: Qual classe seguir agora? "Logo depois que saí do Optimist fui para o 420. É um barco muito legal de velejar e completamente diferente do Optimist."
Além das coincidências no nome e no Europti, as "Jujus" também possuem uma paixão em comum pelo Match Race. Enquanto a baiana Duque participa na recém-formada equipe feminina do Yacht Clube da Bahia, a niteroiense Senfft é a melhor brasileira no ranking da ISAF, ocupando a 16ª posição. O objetivo da sua equipe, a Itapuca (na foto), é a classificação para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012. "Acho que o maior ponto positivo do Match Race é que é muito fácil de se entender, além da adrenalina o tempo todo!"
Juju Senfft também está acompanhando a competição na Polônia e mandou um recado especial para o Team Brasil no Europti:

"Galerinha, vamos lá! Ainda tem muita regata pela frente. Mantenham o foco no campeonato que os resultados virão!! E aproveitem o excelente técnico de vocês!!
Representa a mulherada ai hein Juju!!
 
Abraços, Juju Senfft"

Muito obrigado a Juliana Senfft (ICB/RJ) pela participação especial e bons ventos no Match Race feminino! Acompanhe você também todas as novidades da Equipe Itapuca no blog oficial.

Fontes: ISAF e IODA
Foto 1: ISAF
Foto 2: Wesley Santos/Fotoarena/LatinContent/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário