quarta-feira, 21 de abril de 2010

1º dia do Sul-Brasileiro de Optimist

Clique aqui e confira a transmissão ao vivo e exclusiva do sexto dia de regatas do 32º Campeonato Sul-Brasileiro da Classe Optimist!


Pressione F5 para atualizar com as últimas notícias!


16h36 - A nossa transmissão ao vivo fica por aqui. Os primeiros competidores já chegam à praia rebocados pelos seus treinadores. Agradecemos a todos os nossos amigos espectadores e também a todos que participaram da nossa transmissão! Um abraço para Mila Rocha, Victor Steytler, RFranco e dell620! Logo mais, confira aqui no Blog da FENEB todas as informações sobre a regata de hoje e as súmulas dos veteranos e estreantes! Se tudo correr como programado, amanhã estaremos de volta às 13h00 com mais emoções do 32º Campeonato Sul-Brasileiro da Classe Optimist!
16h34 - Embora a Comissão de Regata tenha se empenhado ao máximo em realizar as três regatas programadas para hoje exatamente para evitar que fossem realizadas regatas em tempo ruim, a falta de vento impediu a competição por hoje.
16h30 - De acordo com a previsão do tempo do serviço estadual de meteorologia catarinense, a falta de vento é provocada pelo avanço de uma frente fria que deverá chegar em Florianópolis apenas na sexta-feira, quando são esperados ventos de 27 nós.
16h28 - O vento literalmente sumiu de Jurerê. As bandeiras nem chegam a tremular no Iate Clube de Santa Catarina e os jovens velejadores estão voltando rebocados pelos treinadores.
16h25 - Até o momento, não tivemos informações sobre a competição dos estreantes. Vamos buscar informações com a Comissão de Regata para disponibilizarmos para os amigos leitores.
16h21 - A Comissão de Regata acabou de içar a bandeira RECON junto com a bandeira Alfa. Isto significa que hoje não teremos mais regatas e os competidores são instruídos a voltar para o clube.
16h18 - Seguindo então com a lista do top 10 da 2ª bateria: Rafael Monteiro em 5º, Nícolas Garcia (YCSA/SP) em 6º, Kim Vidal (YCB/BA) em 7º, Eric Belda (CCSP/SP) em 8º, Paola Berenhauser (ICSC/SC) em 9º e Claudia Mazzaferro (YCSA/SP) em 10º.
16h09 - A Comissão de Regata divulgou os competidores que queimaram a largada da primeira bateria: Luiza Barreto (ICRJ/RJ) e Yuri Reithler (CICP/PE) foram computados como OCS nesta 1ª regata.
16h07 - Quem completa o pódio preliminar da 2ª bateria é Andrei Kneipp (CDJ/RS) em 2º lugar e Phillipp Rump (CDJ/RS) em 3º.
16h04 - De ponta a ponta, Gabriel Elstrodt (YCSA/SP) lidera a 2ª bateria na passagem pela linha de chegada!
16h00 - Rodrigo Luz (ICRJ/RJ) passa em terceiro, com Yuri Reithler (CICP/PE) em quarto, Elizeu Silva (ICLI/PR) em quinto, Tiago Brito (CDJ/RS) em sexto, Martin Lowy (YCSA/SP) em sétimo, Luiza Barreto (ICRJ/RJ) em oitavo, Juliana Duque (YCB/BA) em nono e Luis Abreu (CNC/RJ) em décimo. Esta é a ordem de chegada preliminar da 1ª bateria!
15h57 - Dobradinha do Charitas! Leonardo Lombardi (CNC/RJ) cruza a linha de chegada em primeiro, com Julia Correia (CNC/RJ) em segundo lugar!
15h55 - E a primeira bateria está bem próxima da linha de chegada!
15h53 - Vamos agradecer aqui ao Victor Steytler, que complementou nossa informação sobre os brasilientes: Sofia Grael (ICB/DF) está de fita verde e Pedro Payne (ICB/DF) compete de amarelo. Valeu, Victor! Muito obrigado por estar nos acompanhando, essa transmissão é feita pensando em vocês!
15h51 - Na primeira bateria, segue tudo igual no top 8: Luiza Barreto (ICRJ/RJ) em 5º, Elizeu Silva (ICLI/PR) em 6º, Rodrigo Luz (ICRJ/RJ) em 7º e Tiago Brito (CDJ/RS) em 8º. Luis Mergel (CDJ/RS) aparece em 9º e Juliana Duque (YCB/BA) segue em 10º lugar.
15h47 - Gabriel Elstrodt (YCSA/SP) e Kim Vidal (YCB/BA) continuam à frente da 2ª bateria no gate. O pernambucano Rafael Monteiro (CICP/PE) já aparece na 3ª posição.
15h46 - A chuva começa a ir embora e o vento também vai enfraquecendo. Será uma chegada muito técnica, os velejadores terão que descobrir "o lugar certo na hora certa"!
15h44 - A Julia Correia (CNC/RJ) vem disparada na frente e os competidores estão preferindo o bordo da esquerda na última perna.
15h42 - Mudança entre os quatro primeiros: Leonardo Lombardi (CNC/RJ) assume a 2ª posição, Martin Lowy (YCSA/SP) passa a ser 3º lugar e Yuri Reithler (CICP/PE) aparece em 4º lugar.
15h41 - A niteroiense Julia Correia (CNC/RJ) continua na liderança da 1ª bateria na passagem pelo gate.
15h39 - A primeira bateria já passou pelo través e segue em direção ao gate de popa.
15h38 - Logo atrás está Kim Vidal (YCB/BA), seguido por Phillipp Rump (CDJ/RS).
15h37 - Gabriel Elstrodt (YCSA/SP) lidera a 2ª bateria no contravento!
15h36 - Começa a chover com mais intensidade na raia, enquanto a 2ª bateria se aproxima da boia.
15h33 - Completando o top 10 da 1ª bateria no contravento: Martin Lowy (YCSA/SP) em 4º, Luiza Barreto (ICRJ/RJ) em 5º, Elizeu Silva (ICLI/PR) em 6º, Rodrigo Luz (ICRJ/RJ) em 7º, Tiago Brito (CDJ/RS) em 8º, Pedro Corrêa (YCSA/SP) em 9º e Juliana Duque (YCB/BA) em 10º.
15h31 - Logo atrás vem o pernambucano Yuri Reithler (CICP/PE), seguido por Leonardo Lombardi (CNC/RJ).
15h29 - Júlia Correia (CNC/RJ) lidera a 1ª bateria!
15h27 - Os líderes da primeira bateria já se aproximam da boia de contravento!
15h22 - Aproveitando que a galera de Brasília está ligada na gente, mando um abraço para o Marcos Carraca, presidente da Federação Náutica de Brasília! Outro abraço também pro Arnaldo Pimenta, presidente da Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia!
15h20 - Acabou de subir a bandeira de preparação para os estreantes, que vão largar também com bandeira Papa.
15h19 - Victor, pegue aí o papel e a caneta para anotar as cores dos grupos dos brasilienses! Christian Shaw (ICB/DF), Felipe Rondina (ICB/DF), Lucas Faria (ICB/DF) e Vitor Abreu (ICB/DF) estão de vermelho; Felipe Rodovalho (ICB/DF), Paulo Aires (ICB/DF) e Matheus Steytler (ICB/DF) usam fitas azuis; Guilherme Poleto (ICB/DF) e Luciana Alarcão (ICB/DF) estão de verde; e Lucas Rangel (ICB/DF) e Nicholas Grael (ICB/DF) competem de amarelo.
15h17 - Nenhum escapado na 2ª bateria, e os estreantes já se preparam para os procedimentos.
15h13 - Largou a 2ª bateria, Azuis e Vermelhos na disputa!
15h11 - Ninguém voltou na 1ª bateria e a CR então baixou a bandeira de chamada individual. Enquanto isso, a 2ª bateria já está no sinal de atenção!
15h09 - A 1ª bateria já está em regata! O procedimento foi com a bandeira Papa, e tivemos competidores escapados. Bandeira Xadrez içada!
15h07 - Temos também o Victor Steytler, que pergunta as cores dos grupos dos meninos de Brasília. Por falar nisso, parabéns aos brasilienses pelo cinquentenário da nossa Capital Federal! Grande abraço a todos os que apoiam os meninos do Cerrado!
15h05 - Quanto ao ideal de vento, depende muito do peso do velejador. Contudo, ventos muito fracos ou muito fortes não são favoráveis à competição, ficando a critério da Comissão de Regatas a anulação ou até mesmo adiamento das regatas.
15h03 - Reinício do procedimento para a 1ª bateria! Faltam cinco minutos para uma nova tentativa de largada.
15h02 - A Mila Rocha pergunta sobre o que acontece se não houver vento suficiente para a regata e quantos nós seria o ideal. Bem, se não forem realizadas as três regatas programadas para hoje, elas terão que ser repostas nos outros dias de competição já que o campeonato encerra no sábado.
15h00 - A CR subiu a bandeira da classe, que serve também como sinal de preparação, mas ainda não desceu a RECON. Vamos ficar no aguardo. Enquanto isso, vamos responder às perguntas dos nossos amigos leitores?
14h58 - O vento rondou para leste, forçando a CR a remontar a boia de contravento. Sobe a RECON, procedimento de largada anulado.
14h51 - Sinal de atenção para a primeira bateria, quatro minutos para a largada!
14h49 - Disputarão esta bateria o campeão brasileiro Martin Lowy (YCSA/SP), a campeã sul-americana Juliana Duque (YCB/BA), o 3º colocado geral sul-americano Leonardo Lombardi (CNC/RJ) e um dos representantes brasileiros no último mundial Mario Mazzaferro (ICPB/SC).
14h47 - Temos agora mais vento na área de regatas e o início do procedimento de largada da 1ª bateria, com os grupos Verde e Amarelo.
14h26 - Uma brisa de 5 nós de sul-sudoeste já aparece na raia e a CR já está montando novamente a raia.
14h21 - Nada de vento e o presidente da Comissão de Regata Ricardo Navarro optou por mudar a raia de lugar. Neste momento, os competidores estão se deslocando para o sul em busca de melhores condições de velejada.
14h18 - São três vagas masculinas e uma feminina para o Europeu em Kamien Pomorski, na Polônia, e nove lugares masculinos e três femininos no Norte-Americano em Kingston, no Canadá.
14h15 - Como você acompanhou com a gente nos últimos dias, o Sul-Brasileiro de Optimist também é válido como 2ª etapa da Seletiva para o Mundial, que este ano será realizado no arquipélago de Langkawi, na Malásia. São quatro dias para definir quem serão os cinco jovens atletas que levarão as cores verde-e-amarela para todo o mundo, já que também serão definidos os representantes brasileiros no Europeu e Norte-Americano de Optimist.
14h10 - Como disse o filósofo grego Platão, "o que faz o barco andar não é a vela enfunada, mas o vento que não se vê..." Tudo está pronto para começarmos com o Sul-Brasileiro de Optimist, basta apenas o vento chegar!
14h04 - A RECON continua içada no barco da CR, mas o vento é tão fraco que ela nem tremula.
14h02
- Haverá ainda uma terceira largada para os estreantes, que competem apenas entre si.
14h01 - Os confrontos do round-robin desta 1ª regata da série serão: Verde vs. Amarelo na 1ª bateria e Azul vs. Vermelho na 2ª bateria.
13h59 - A Comissão de Regatas continua arrumando a raia, já que o vento está muito fraco.
13h49 - A Mila Rocha nos pergunta agora mais informações sobre os baianos. Bom, ainda não tivemos o início da competição, mas temos em mãos os grupos deles no sistema de round-robin: Juliana Duque (YCB/BA) e Victor Marques (YCB/BA) têm a fitinha verde; Matheus Seixas (YCB/BA), Kim Vidal (YCB/BA) e Daniel Marques (YCB/BA) são do grupo azul; e Bruno Menezes (YCB/BA) está na flotilha amarela.
13h45 - Já temos informações diretamente da raia com o Carlos Berenhauser, capitão da anfitriã Flotilha Roberto Bueno. Os competidores já estão nas proximidades do percurso montado pela Comissão de Regatas e já esperam o início dos procedimentos.
13h38 - Vale lembrar que aqui em Floripa também teremos duas baterias em cada regata. A relação oficial só foi divulgada pela Comissão de Regatas hoje pela manhã, baseada na súmula do Brasileiro de Salvador.
13h36 - O vento continua fraco no norte da Ilha de Santa Catarina, com média de 3 nós e algumas poucas rajadas de 10 nós vindos de noroeste.
13h31 - Mila, a Flotilha Ogum Marinho está representada em Florianópolis por Juliana Duque (YCB/BA), Kim Vidal (YCB/BA), Bruno Menezes (YCB/BA), Matheus Seixas (YCB/BA), Daniel Marques (YCB/BA) e Victor Marques (YCB/BA)!
13h28 - Vamos responder à pergunta da Mila Rocha, que também acompanhou com a gente o Brasileiro de Optimist em Salvador: "Quais são os representantes da Bahia neste campeonato?"
13h27 - Você também pode participar da nossa transmissão mandando perguntas e mensagens! Envie um comentário no blog agora mesmo ou mande um e-mail para blog.feneb@gmail.com ou ainda um SMS para 07181941074.
13h25 - O tempo melhorou em Florianópolis e até chegou a cair uma garoa em Jurerê. No momento, a temperatura é de 28ºC com sensação térmica de 30ºC.
13h22 - Vamos começar então com o clima na raia. Hoje, logo após a Cerimônia de Abertura, a RECON foi içada devido à inconstância do vento. Contudo, os competidores foram pra água às 13h00 e já se dirigem ao local de regatas.
13h20 - Mandamos um abraço também para Luis Pato, representante da Olimpic Sails na Bahia; para Tammy Vidal, que está em Salvador acompanhando a Flotilha Ogum Marinho; para a FENEB e para a ABCO!
13h16 - Iniciamos esta transmissão com os agradecimentos ao Iate Clube de Santa Catarina - Veleiros da Ilha, nosso parceiro nesta transmissão.
13h15
- Boa tarde, amigo leitor e entusiasta do Optimist! Aqui fala Maurício Mascarenhas, diretamente da belíssima praia de Jurerê, em Florianópolis. Estamos aqui para acompanhar o 32º Campeonato Sul-Brasileiro da Classe Optimist, que é válido como segunda etapa da Seletiva Brasileira para o Mundial da classe.

15 comentários:

  1. Ja começou a competição? Ja tem alguma noticia dos baianos?

    ResponderExcluir
  2. E se o vento não chegar? Irão adiar pra quando?

    ResponderExcluir
  3. Seria bom vento de quantos nós pra eles?

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde a todos. É possível informar as cores das fitas da galera de Brasília? Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Já vi que esse campeonato hoje não vai acontecer

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado e boa sorte aos brasilienses, que estão todos de aniversário hoje.
    A Cris Poleto informou que temos também Sofia Grael, de verde e Pedro Payne, de amarelo.
    Obrigado e parabéns pela transmissão.

    ResponderExcluir
  7. Mauricio Mascarenhas, boa tarde !!!

    vc sabe informar a cor do grupo da turma do R.Y.C ( sailing) de Niterói... e ja tem a lista de quem escapou...bons ventos !!!

    ResponderExcluir
  8. Parece que os baianos estão se saindo muito bem como sempre!!!!

    ResponderExcluir
  9. Maurício, qual a cor da fita do Tiago Brito (BRA3540 / CDJ-RS)?

    ResponderExcluir
  10. Olá. Poderia postar algum comentário sobre os estreantes?

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde. Ouvi dizer que tem estreantes na raia. É verdade? Sabem de alguma coisa?

    ResponderExcluir
  12. Estamos aguardando ansiosos pelo resultado dos estreantes. Obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Aguardando ansiosamente por amanhã!! Torcendo como sempre pela Bahia!

    ResponderExcluir