quarta-feira, 21 de abril de 2010

Leo Lombardi e Gabriel Elstrodt dominam o vento fraco e lideram o Sul-Brasileiro; Martin Lowy continua à frente na Seletiva; Juju e Kim conquistam sétimo lugar

Há quem diga que quando falta o vento, também falta a emoção na regata. No 32º Campeonato Sul-Brasileiro da Classe Optimist, a história é bem diferente. A única regata disputada hoje na raia de Jurerê, 25 km ao norte da cidade de Florianópolis, foi decidida apenas no último contravento, quando as brisas tornaram-se mais raras e os jovens atletas tiveram que adaptar suas estratégias à desafiante brisa na água.
Na maior parte da regata, o vento leste manteve-se fraco, porém constante. Na primeira bateria, Julia Correia (CNC/RJ) conseguiu dominar bem as condições da regata e abriu boa distância para os outros competidores, enquanto Leonardo Lombardi (CNC/RJ), Martin Lowy (YCSA/SP) e Yuri Reithler (CICP/PE) estavam bem próximos disputando o segundo lugar. E na segunda, Gabriel Elstrodt (YCSA/SP) liderava a flotilha com Kim Vidal (YCB/BA) em segundo e Rafael Monteiro (CICP/PE) em terceiro.
Na passagem pelo gate de popa, o vento enfraqueceu mais ainda e dificultou as escolhas dos velejadores sobre a hora certa de mudar o bordo. No final, Leonardo Lombardi (CNC/RJ) e Gabriel Elstrodt (YCSA/SP) fizeram boas escolhas e passaram à frente, vencendo as suas baterias e conquistando pontos importantes para a Seletiva para o Mundial de Optimist. Julia Correia (CNC/RJ) e Rodrigo Luz (ICRJ/RJ) fizeram o pódio fluminense na primeira bateria, enquanto Andrei Kneipp (CDJ/RS) e Phillipp Rump (CDJ/RS) completaram o top 3 da segunda bateria.
Os atletas baianos conseguiram resultados de destaque na água hoje, com Juliana Duque (YCB/BA) e Kim Vidal (YCB/BA) conquistando o sétimo lugar nas suas baterias; Bruno Menezes (YCB/BA) foi o 14º colocado na primeira bateria; Matheus Seixas (YCB/BA) foi o 32º no segundo grupo; Victor Marques (YCB/BA) foi o 37º na primeira flotilha; e Daniel Marques (YCB/BA) foi 50º na primeira bateria.
Na categoria estreantes, os três primeiros lugares ficaram com a flotilha gaúcha. Breno Kneipp (CDJ/RS) venceu a regata, com Thomas Rodrigues (CDJ/RS) em segundo e Luisa Schilling (CDJ/RS) na terceira posição.
Na tabela agregada da Seletiva para o Mundial, o campeão brasileiro Martin Lowy (YCSA/SP) continua na liderança com 66 pontos, com 16 regatas válidas e 2 descartes. Logo atrás aparecem Leonardo Lombardi (CNC/RJ) e Claudia Mazzaferro (YCSA/SP) empatados com 78 pontos e 2 vitórias, mas o fluminense Lombardi está na frente por ter vencido a regata mais recente. Completando as cinco vagas pro Mundial de Optimist em Langkawi, na Malásia, Gabriel Elstrodt (YCSA/SP) com 80 pontos e Rafael Monteiro (CICP/PE) com 89 pontos.
Com apenas um ponto de diferença para o pernambucano Monteiro, Mario Mazzaferro (ICPB/SC) e Felipe Rondina (ICB/DF) estão na sexta e sétima posições, respectivamente. O carioca Breno Abdulklech (ICRJ/RJ) tem 98 pontos e ocupa o oitavo lugar, seguido de perto pela campeã sul-americana Juliana Duque (YCB/BA), que possui 100 pontos. Fechando a lista do top 10 está Eric Belda (CCSP/SP), com 122 pontos.
Amanhã as emoções do 32º Campeonato Sul-Brasileiro da Classe Optimist começam às 13h00, com todos os detalhes na transmissão ao vivo e boia a boia do Blog da FENEB, em parceria com o Iate Clube de Santa Catarina - Veleiros da Ilha. Confira também as súmulas do Sul-Brasileiro de Optimist de Veteranos e Estreantes, além da tabela agregada da Seletiva para o Mundial de Optimist, todas fornecidas pela Comissão de Regatas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário