domingo, 25 de abril de 2010

Elstrodt e Lowy fazem dobradinha no Sul-Brasileiro e no agregado da Seletiva; Rondina, Lombardi e Claudinha completam Team Brasil na Malásia; Ju Duque assegura vaga continental

De nada adiantou o "apitaço" dos mais necessitados pelos descartes. Éolo forneceu vento suficiente para apenas duas regatas no último dia do 32º Campeonato Sul-Brasileiro da Classe Optimist, realizado pelo Iate Clube de Santa Catarina - Veleiros da Ilha em Florianópolis, que teve dobradinha paulista no pódio e um gaúcho levando o Troféu Amizade para as águas do Guaíba pela primeira vez.
Num sábado em que as brisas raramente ultrapassaram os 12 nós em Jurerê, os jovens velejadores mostraram que sabem velejar também com vento fraco. Para os atletas que disputavam posições na Seletiva para o Mundial, cada ponto conquistado foi importante para definir os cinco representantes brasileiros em Langkawi, na Malásia, e também nos campeonatos Europeu e Norte-Americano.
Na primeira regata do dia (6ª da série), os pequeninos se deram bem e ganharam as duas regatas. O competidor mirim Marco Paulo Schwandt (CNP/RJ) escolheu o "lado certo" do gate e saiu do 8º lugar para vencer a primeira bateria com Juliana Duque (YCB/BA) em segundo e Gabriel Elstrodt (YCSA/SP) em terceiro, enquanto o velejador infantil Leonardo Lombardi (CNC/RJ) foi o fita-azul da segunda bateria, seguido por Julia Correia (CNC/RJ) e Kim Vidal (YCB/BA, na foto com o treinador Mário Urban) e com destaque também para o baiano Matheus Seixas (YCB/BA), 5º colocado.
A sétima regata foi um flash-back do primeiro e segundo dias de regata: muita chuva e pouco vento na raia de Jurerê puseram mais uma vez os velejadores à prova. Uma desclassificação por bandeira preta impediu a segunda vitória seguida do Leonardo Lombardi (CNC/RJ) na primeira bateria, mas o Luis Abreu (CNC/RJ) estava logo atrás para garantir a vitória para a equipe do Clube Naval Charitas. Martin Lowy (YCSA/SP) e Elizeu Silva (ICLI/PR) completaram o top 3 da bateria, que também teve Bruno Menezes (YCB/BA) velejando muito bem no 5º lugar.
Já na segunda bateria, o gate mais uma vez provou ser "a caixinha de surpresas" nas regatas de Optimist. A montagem correta da boia que demarca o final da perna de popa e o início do último contravento levou Thiago Splettstösser (VDS/RS) à liderança da bateria, seguido por Eric Belda (CCSP/SP) e Kim Vidal (YCB/BA).
Ao final das sete regatas e quatro dias de competição, contando com apenas 1 descarte, o grande campeão do 32º Campeonato Sul-Brasileiro da Classe Optimist foi Gabriel Elstrodt (YCSA/SP) com 16 pontos, seguido pelo seu colega de clube Martin Lowy (YCSA/SP), que fez 20 pontos. O "velejador do Cerrado" Felipe Rondina (ICB/DF) levou os troféus de 3º colocado e de campeão infantil com 23 pontos, empatado com o baiano Kim Vidal (YCB/BA), que fez um brilhante campeonato mantendo-se no top 7 de todas as regatas, garantindo assim o 4º lugar geral e 3º colocado juvenil.
Desde a edição de 2006, o melhor atleta da Região Sul no campeonato é premiado com o Troféu Amizade. Com os 32 pontos e o 5º lugar geral de Tiago Brito (CDJ/RS), a Taça irá visitar o Rio Grande do Sul pela primeira vez. O niteroiense Leonardo Lombardi (CNC/RJ) ficou na 6ª posição com 34 pontos, seguido por Elizeu Silva (ICLI/PR) em 7º com 36 pontos, Rafael Monteiro (CICP/PE) em 8º com 39 pontos, Nicholas Grael (ICB/DF) em 9º com 42 pontos e Eric Belda (CCSP/SP) em 10º com 44 pontos.
Nos estreantes, o pódio foi 100% gaúcho, com a vitória de Breno Kneipp (CDJ/RS) com 5 pontos obtidos em 5 regatas, computando 1 descarte. Thomas Rodrigues (CDJ/RS) foi o segundo com 7 pontos e Yan Toigo (VDS/RS) levou o terceiro lugar com 10 pontos.
Já na tabela agregada da Seletiva para o Mundial, nova dobradinha paulista! O campeão brasileiro Martin Lowy (YCSA/SP) fez 80 pontos e levou o 1º lugar pra casa, seguido pelo campeão sul-brasileiro Gabriel Elstrodt (YCSA/SP) com 88 pontos. Felipe Rondina (ICB/DF) com 96 pontos, Leonardo Lombardi (CNC/RJ) com 111 pontos e Claudia Mazzaferro (YCSA/SP) com 121 pontos completam o quinteto verde-e-amarelo que irá nos representar na Malásia.
Dentre os baianos, Juliana Duque (YCB/BA, na foto com Luiza Barreto (CNC/RJ) e o velejador Lars Grael) marcou 157 pontos no total e garantiu a 1ª vaga feminina para os Campeonatos Continentais, garantindo a preferência dela para o Europeu. Kim Vidal (YCB/BA) e Bruno Menezes (YCB/BA) são os primeiros na lista de espera pelas vagas masculinas, na 19ª e 20ª posições respectivamente, separados por apenas um ponto: 257 a 258. Matheus Seixas (YCB/BA) é o 25º colocado na tabela agregada com 302 pontos e é o 6º na lista de espera.
Confira também na tabela completa os classificados para o Europeu de Optimist na Polônia e para o Norte-Americano de Optimist no Canadá, além das súmulas do Sul-Brasileiro de Optimist de Veteranos e Estreantes!
O Blog da FENEB agradece a todos os Optipais e "Optientusiastas" que nos acompanharam durante esses quatro inesquecíveis dias de todos os cantos do Brasil e do Mundo! Muito obrigado também ao Iate Clube de Santa Catarina - Veleiros da Ilha e à Associação Brasileira da Classe Optimist pelo apoio e aos 123 velejadores inscritos na competição pelo belíssimo espetáculo! Até o próximo campeonato!!

Fotos: Sérgio Vignes (4ª foto) e Maurício Mascarenhas (restantes).

Um comentário:

  1. Oi lembra que falamos do blog em Floripa? espia o nosso: http://planetaaguaescola.blogspot.com/

    ResponderExcluir