quinta-feira, 22 de abril de 2010

Vento aparece na última hora e anfitriões se destacam; Elstrodt lidera Sul-Brasileiro e Lowy continua à frente na Seletiva; Kim é terceiro no SB e Juju mantém 9° na seletiva

A paciência dos jovens velejadores e da Comissão de Regata na espera pelo vento rendeu a disputa de uma regata extremamente técnica nesta quinta-feira no 32° Campeonato Sul-Brasileiro da Classe Optimist que acontece na praia de Jurerê, em Florianópolis, válido como segunda etapa da Seletiva Brasileira para o Mundial da classe. A chegada repentina do vento noroeste quando já ninguém mais esperava tornou a disputa pelas cinco vagas do Mundial da Malásia ainda mais interessantes e deixou para amanhã a entrada do terceiro descarte nas contas dos atletas.
A falta de condições para a competição no horário programado forçou o retardamento das regatas de hoje por mais de três horas e muitos optimistas e treinadores já não acreditavam que o vento chegaria. Quando muitos já haviam recolhido suas carretas e guardado suas velas, o vento chegou rapidamente e manteve-se constante nos 12 nós. O que se seguiu foi uma grande correria na praia para descer os Optimists e montar novamente os barcos desarmados. Felizmente, todos os competidores conseguiram chegar na raia a tempo, mesmo debaixo de chuva e com muitas ondas.
Na água, o grande destaque foi dos atletas do clube anfitrião. Flávio Neto (ICSC/SC) e Daniel Matos (ICSC/SC) lideraram suas baterias na desafiante perna de contravento, que também foi "contra-onda" e "contra-corrente". Contudo, logo após montar a boia, o moitão do pique do Flávio quebrou e foi obrigado a abandonar a primeira bateria, que teve a dobradinha do Iate Clube do Rio de Janeiro com Breno Abdulklech (ICRJ/RJ) e Lucas Farina (ICRJ/RJ). O baiano Kim Vidal (YCB/BA) também chegou a liderar a bateria e conquistou no final o terceiro lugar. Já Daniel liderou a segunda bateria de ponta a ponta e venceu a regata, seguido por Felipe Rondina (ICB/DF) e Rodrigo Fasolo (CDJ/RS).
Com os resultados de hoje, a liderança do Sul-Brasileiro de Optimist está com Gabriel Elstrodt (YCSA/SP), que conquistou o 4° lugar na segunda bateria e soma 5 pontos. O pernambucano Rafael Monteiro (CICP/PE) levou o 4° lugar da primeira bateria e aparece na vice-liderança com 9 pontos, seguido por Kim Vidal (YCB/BA) e Nicholas Grael (ICB/DF) empatados com 10 pontos, sendo que o atleta baiano leva vantagem por ter conquistado um terceiro lugar. O líder na categoria infantil é o Leonardo Lombardi (CNC/RJ), que está no 5° lugar geral com 13 pontos, com Breno Abdulklech (ICRJ/RJ) em 6° lugar com 14 pontos e Luis Abreu (CNC/RJ) em 7° também com 14 pontos.
Dentre as meninas, a líder é Claudia Mazzaferro (YCSA/SP), que está no 13° lugar geral com 18 pontos. Em seguida estão Julia Silva (CDJ/RS) em 21° lugar geral com 23 pontos e Juliana Duque (YCB/BA) em 23° geral com 25 pontos. Julia Correia (CNC/RJ) em 28° lugar com 30 pontos e Paola Berenhauser (ICSC/SC) em 29° com 32 pontos completam o top 5 feminino.
A regata de hoje foi importante para os atletas baianos, inclusive para a Seletiva. Bruno Menezes (YCB/BA) conquistou um 8° lugar hoje e subiu para o 17° lugar geral; Matheus Seixas (YCB/BA) chegou em 13° e está no 42° lugar geral; Victor Marques (YCB/BA) está em 97° lugar e Daniel Marques (YCB/BA) aparece em 99° lugar.
Na tabela agregada da Seletiva para o Mundial de Optimist, os paulistas dominam as vagas para o Mundial deste ano, que será realizado em Langkawi, na Malásia. O atual campeão brasileiro Martin Lowy (YCSA/SP) lidera com 81 pontos, seguido por Gabriel Elstrodt (YCSA/SP) com 84 pontos e Claudia Mazzaferro (YCSA/SP) com 85 pontos. Daí pra frente, o quarto e o oitavo colocados estão separados por apenas nove pontos. Leonardo Lombardi (CNC/RJ) com 90 pontos e Felipe Rondina (ICB/DF) com 92 pontos estão dentro da zona do Mundial, enquanto Rafael Monteiro (CICP/PE) com 93 pontos, Mario Mazzaferro (ICPB/SC) com 97 pontos e Breno Abdulklech (ICRJ/RJ) com 99 pontos estão na zona de classificação para os campeonatos continentais. Juliana Duque (YCB/BA) com 118 pontos e Eric Belda (CCSP/SP) com 130 pontos completam o top 10 da Seletiva.
A Comissão de Regata informou que amanhã os procedimentos de largada estão marcados para iniciar mais cedo, visando a realização de quatro regatas. Confira amanhã a partir das 11h00 a transmissão ao vivo e boia a boia do Blog da FENEB em parceria com o Iate Clube de Santa Catarina - Veleiros da Ilha, diretamente da praia de Jurerê. Venha torcer pela flotilha do seu estado junto com a gente e você já pode participar da transmissão! Agora mesmo você pode escrever um comentário ou enviar um e-mail para blog.feneb@gmail.com ou ainda um SMS para 071 8194 1074. Leia, contribua e participe! Confira também as súmulas do Sul-Brasileiro de Veteranos e Estreantes, além da tabela agregada da Seletiva para o Mundial.

Fotos: Sérgio Vignes

Nenhum comentário:

Postar um comentário