sexta-feira, 23 de abril de 2010

Elstrodt dispara na liderança do Sul-Brasileiro; Representantes brasileiros nos campeonatos internacionais serão definidos apenas na última hora; Kim vence regata e é vice-líder geral no SB

Os 123 jovens e valentes velejadores participantes do 32º Campeonato Sul-Brasileiro da Classe Optimist precisaram esperar o terceiro dia de competição na sede de Jurerê do Iate Clube de Santa Catarina para poderem correr as três regatas programadas no dia. Mesmo com uma interrupção de duas horas na programação devido a uma forte ventania que forçou o retorno ao clube, os atletas voltam para casa hoje com o Sul-Brasileiro já validado e mais um descarte contando na Seletiva para o Mundial.
No final da tarde de ontem, a Comissão de Regata decidiu pela antecipação da programação para o dia de hoje, marcando o início dos procedimentos para as 11h00. Os competidores não precisaram esperar muito tempo para disputar a 1ª regata do dia e 3ª da série, que teve o baiano Kim Vidal (YCB/BA) liderando a primeira bateria de ponta a ponta e o brasiliense Felipe Rondina (ICB/DF) vencendo a segunda bateria. Philip Essle (YCSA/SP) e Antonio Aranha (YCSA/SP) completaram o pódio da primeira flotilha, enquanto Martin Lowy (YCSA/SP) e Elizeu Silva (ICLI/PR) se colocaram no top 3 do segundo grupo.
Na regata seguinte, o vento foi ficando cada vez mais forte e os velejadores gaúchos da primeira bateria souberam dominar bem as rajadas. O trio composto por Andrei Kneipp (CDJ/RS), Rodrigo Fasolo (CDJ/RS) e Tiago Brito (CDJ/RS) se manteve no top 3 durante a difícil perna de contravento e a veloz etapa de través e conseguiram ótimos resultados na bateria: Fasolo foi o vencedor, Brito foi terceiro e Kneipp foi quarto. O "intruso" no pódio foi o paulista Gabriel Elstrodt (YCSA/SP), que terminou a regata no segundo lugar. Já na segunda flotilha da 4ª regata, Leonardo Lombardi (CNC/RJ) manteve um bom ritmo desde o início e venceu, seguido por Martin Lowy (YCSA/SP) e Mario Mazzaferro (ICPB/SC).
Logo após o final da regata, a CR içou as bandeiras RECON e Hotel, orientando os velejadores a voltar para o clube para evitar uma forte ventania que se aproximava de Jurerê e atingiu 45 nós de velocidade no centro de Florianópolis, 25 km ao sul. Felizmente, todos os jovens voltaram para o clube com segurança e uma hora depois já haviam melhores condições na raia para a disputa da derradeira regata do dia.
Na 5ª regata da série, Gabriel Elstrodt (YCSA/SP), Tiago Brito (CDJ/RS) e Mario Mazzaferro (ICPB/SC) lideraram a primeira bateria de ponta a ponta e garantiram importantes pontuações enquanto na segunda bateria a dupla Breno Abdulklech (ICRJ/RJ) e Lucas Farina (ICRJ/RJ) protagonizaram a segunda "dobradinha" da Flotilha Zé Carioca nas águas de Jurerê, com Martin Lowy (YCSA/SP) completando o top 3.
Com os resultados de hoje, Gabriel Elstrodt (YCSA/SP) abriu uma larga vantagem na liderança do Sul-Brasileiro de Optimist e lidera com 13 pontos. O atleta baiano Kim Vidal (YCB/BA) subiu para a vice-liderança com 24 pontos, seguido pelo brasiliense Felipe Rondina (ICB/DF) com 30 pontos. Leonardo Lombardi (CNC/RJ) e Rodrigo Fasolo (CDJ/RS) estão empatados com 33 pontos e completam o top 5. Em sexto está o pernambucano Rafael Monteiro (CICP/PE) com 38 pontos, seguido pelos "triplamente empatados" Andrei Kneipp (CDJ/RS), Mario Mazzaferro (ICPB/SC) e Nicholas Grael (ICB/DF) com 39 pontos e por Tiago Brito (CDJ/RS), que fecha o top 10 com 42 pontos.
Já a disputa pelas vagas no Mundial de Optimist de Langkawi, na Malásia, está ao rubro! A entrada em vigor do terceiro descarte deixou os competidores mais próximos em termos de pontos e deixará a definição dos cinco integrantes do Team Brasil na Malásia e dos dezesseis representantes nos Campeonatos Continentais (Europeu e Norte-Americano) para o último minuto! Martin Lowy (YCSA/SP) aproveita os bons resultados obtidos no Brasileiro de Optimist em Salvador e mantém-se na liderança com 73 pontos. O atual líder do Sul-Brasileiro Gabriel Elstrodt (YCSA/SP) continua três pontos atrás de Lowy na segunda posição, com 76 pontos. Felipe Rondina (ICB/DF) e Leonardo Lombardi (CNC/RJ) se mantiveram no top 5 com os resultados de hoje e estão com 86 e 96 pontos, respectivamente.
A quinta passagem para o Oriente continua na mesma família, só mudou de endereço. Mario Mazzaferro (ICPB/SC), que representou o Brasil no Mundial do ano passado em Niterói, "trocou" de lugar com sua prima Claudia Mazzaferro (YCSA/SP), mas a diferença entre eles é de apenas 3 pontos. Com isso, a Claudia ocupa agora uma das vagas femininas para os Campeonatos Continentais ao lado de Juliana Duque (YCB/BA), Luiza Barreto (ICRJ/RJ) e Julia Silva (CDJ/RS). Dentre as vagas masculinas, os melhores colocados são Rafael Monteiro (CICP/PE), Breno Abdulklech (ICRJ/RJ) e Tiago Brito (CDJ/RS).
A Flotilha Ogum Marinho mostra determinação e está viva na disputa pelas vagas oferecidas na Seletiva. Além de Juju, que é vice-líder feminino no Sul-Brasileiro, Bruno Menezes (YCB/BA) está em 21º na tabela agregada, a 4 pontos da Zona Continental; Kim Vidal (YCB/BA) aparece em 25º lugar e Matheus Seixas (YCB/BA) na 28ª posição; Victor Marques (YCB/BA) está em 129º lugar e Daniel Marques (YCB/BA) na 154ª posição.
Certamente estarão presentes nas orações dos jovens atletas os pedidos para que a quantidade de regatas desejadas sejam realizadas amanhã. Quem está precisando descartar um resultado ruim vai pedir incansavelmente para que o vento permita a realização de quatro regatas e o quarto descarte entre em vigor; já quem quer se aproveitar das pontuações altas dos adversários pedir pra São Pedro "segurar" o vento e no máximo três regatas serem realizadas.
Ou seja, a decisão do futuro da vela nacional dependerá não somente dos nossos jovens atletas, mas também de como será o clima amanhã. Confira amanhã a partir das 11h00 a transmissão ao vivo e boia a boia do Blog da FENEB em parceria com o Iate Clube de Santa Catarina - Veleiros da Ilha, diretamente da praia de Jurerê. Venha torcer pela flotilha do seu estado junto com a gente e você já pode participar da transmissão! Agora mesmo você pode escrever um comentário ou enviar um e-mail para blog.feneb@gmail.com ou ainda um SMS para 071 8194 1074. Leia, contribua e participe! Confira também as súmulas do Sul-Brasileiro de Veteranos e Estreantes, além da tabela agregada da Seletiva para o Mundial de Optimist.

Um comentário:

  1. Valeu flotilha Ogum Marinho.
    Bota para quebrar Kim, Jujú, Bruno, Mateus, Daniel e Victor.
    Um abraço a todos,
    Alan Castro

    ResponderExcluir