quinta-feira, 15 de abril de 2010

Ponto a ponto, boia a boia... Confira como está a corrida pelas vagas no Mundial de Optimist!


Embora o 32º Campeonato Sul-Brasileiro da Classe Optimist só comece na próxima quarta-feira, os atletas e seus torcedores já estão bem atentos na classificação da Seletiva para o Mundial deste ano, que será disputado no paradisíado arquipélago de Langkawi, na Malásia. Isto porque a Seletiva é composta pelos resultados agregados do Campeonato Brasileiro, realizado em janeiro pelo Yacht Clube da Bahia, e do Sul-Brasileiro, descartando-se os quatro piores resultados de cada atleta.
Levando-se em conta apenas os resultados do Brasileiro, a competição entre os top 10 pelas cinco vagas do Mundial está bem apertada, com apenas 30 pontos separando o 1º do 10º colocado, tornando a regularidade e o gerenciamento dos descartes fundamental para o sucesso. O líder da tabela é o atual campeão nacional Martin Lowy (YCSA/SP) com 39 pontos e a vantagem de ter apenas um descarte maior que 15.
Os outros quatro jovens que completariam o Team Brasil também estavam no top 5 do Brasileiro, mostrando a importância da regularidade no campeonato. O brasiliense Felipe Rondina (ICB/DF), que representou o Brasil no Mundial do ano passado em Niterói, aparece no 2º lugar com 42 pontos. Logo atrás, os primos Claudia Mazzaferro (YCSA/SP) e Mario Mazzaferro (ICSC/SC) estão empatados em número de pontos (45 para cada um) e vitórias (2 de cada), mas a velejadora paulista tem a vantagem de ter vencido a regata mais recente e ocupa a 3ª posição enquanto o catarinense, que também vestiu as cores verde-e-amarela em Niterói, fica com o 4º lugar. Já Leonardo Lombardi (CNC/RJ) e Gabriel Elstrodt (YCSA/SP) vão começar o Sul-Brasileiro empatados no 5º lugar da Seletiva com os mesmos 53 pontos, mas o niteroiense Lombardi leva vantagem por ter vencido uma das regatas em Salvador.
Além das cinco passagens para a Malásia, a Seletiva também classificará 12 meninos e 4 meninas para os Campeonatos Continentais da Europa (em Kamień Pomorski, na Polônia) e da América do Norte (em Kingston, no Canadá), nos quais o Brasil teve excelentes resultados em 2009, com a Claudia Mazzaferro (YCSA/SP) conquistando o título norte-americano e o Gabriel Elstrodt (YCSA/SP) vencendo uma das regatas no europeu.
Na "zona continental", o paulista Elstrodt, o carioca Breno Abdulklech (ICRJ/RJ) e o pernambucano Rafael Monteiro (CICP/PE) estão separados por meros quatro pontos e vão proporcionar fortes emoções a cada cambada na competição pelas vagas masculinas. A atual campeã sul-americana Juliana Duque (YCB/BA) lidera a flotilha das meninas com 67 pontos, seguida por Isabella Fernandes (ICB/RJ) e Luiza Barreto (ICRJ/RJ), que estão separadas por apenas um ponto (142 a 143).
De acordo com as últimas informações do Iate Clube de Santa Catarina - Veleiros da Ilha, organizador o Sul-Brasileiro, 67 atletas já se inscreveram e estão confirmados na competição que começa no dia 21 de abril, feriado de Tiradentes. Confira todas as emoções do Campeonato Sul-Brasileiro da Classe Optimist ao vivo com a gente, no Blog da FENEB!

Fotos: Matías Capizzano / www.capizzano.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário