sábado, 1 de agosto de 2009

Dois recordes num dia só

Não é todo dia que se quebra um recorde mundial na vela... Imagine então dois recordes quebrados num dia só! Na disputa entre o Groupama 3 e o Maxi Banque Populaire V pelo recorde da Travessia do Atlântico Norte, a frente fria de sudoeste faz com que os dois trimarãs velejem a velocidades absurdas, chegando a quase 40 nós reais e mantendo médias próximas a 34 nós.
E foi assim que, na manhã deste sábado, a equipe de Franck Cammas quebrou o recorde de maior singradura em 24 horas: o Groupama 3 percorreu 841 milhas, quebrando uma marca histórica ao se tornar o primeiro veleiro a navegar mais que 800 milhas em apenas um dia. O site oficial do Groupama 3 fez uma pequena retrospectiva da evolução da velocidade dos veleiros através dos séculos: "Os primeiros barcos a quebrar a barreira das 300 milhas em um dia foram os clippers americanos de 1846. Com a construção dos maxi-multicascos para grandes regatas de oceano, a marca de 500 milhas foi atingida pelo canadense Mike Birch em 1984. Seis anos mais tarde, o neozelandês Grant Dalton atingiu as 600 milhas, e em 2004 Bruno Peyron passou das 700 milhas..."
A comemoração do Groupama 3 não durou muito, pois logo atrás vinha o Maxi Banque Populaire V para provar que ainda era possível melhorar o impressionante recorde: a equipe de Pascal Bidégorry singrou (acreditem!) 908 milhas em 24 horas, com a incrível média de 37.83 nós! "Histórico, fantástico, sensacional... é impossível mencionar todos os adjetivos para os feitos que os doze homens do Maxi Banque Populaire V conseguiram nas últimas 24 horas," noticia o site oficial da equipe.
Depois de três dias de travessia com muito vento e grandes ondas, a Ponta de Lizard está cada vez mais próxima dos aventureiros. De acordo com o último relatório, o Groupama 3 se localiza a 508.2 milhas da Inglaterra, com 217.9 milhas de avanço para o recorde de 2007; já o Maxi Banque Populaire V está a 583.1 milhas da chegada, com 312.4 milhas de vantagem para o recorde atual.
Parabéns aos dois veleiros franceses pelos sucessivos recordes! Acompanhe tudo em português sobre a Travessia do Atlântico Norte e a disputa do recorde aqui com a gente, no Blog da FENEB!
fontes: ISAF - http://www.sailing.org/; site oficial do Groupama - http://www.cammas-groupama.com/en/index.jsp; site oficial do Team Banque Populaire - http://www.voile.banquepopulaire.fr/home.html
fotos: site oficial do Groupama e site oficial do Team Banque Populaire

Nenhum comentário:

Postar um comentário