Você se lembra do ICAP Leopard, o supermaxi inglês de 100 pés que quebrou o recorde da Travessia do Atlântico Sul em janeiro deste ano, com cobertura do Blog da FENEB?
Agora, o Blog da FENEB traz para vocês o recorde da Travessia do Atlântico Norte, estabelecido pelo Maxi Banque Populaire V, um trimarã francês de 40 metros que quebrou dois dos mais importantes recordes da vela mundial no percurso entre o Farol de Ambrose (nos Estados Unidos) e a Ponta de Lizard (na Inglaterra). Confira o relato abaixo:
Um oceano não era suficiente para Franck Cammas e Pascal Bidégorry. Cada décimo de velocidade na Travessia do Atlântico Norte tinha importância fundamental, pois qualquer perda, por menor que fosse, poderia significar a vitória ou a derrota contra um adversário maior e mais implacável do que o skipper do outro barco: o tempo de 4 dias, 3 horas, 57 minutos e 54 segundos.

Mesmo assim, o Groupama 3 não desistiu e provou que tinha condições de vencer o rival ao se tornar a primeira embarcação a romper a marca de 800 milhas em 24 horas. Mas, algumas horas depois, o Maxi Banque Populaire V mostrou que seus 9 metros a mais de comprimento faziam diferença naquelas condições de mar. Resultado, novo recorde de singradura, com 908 milhas navegadas em 24 horas. Faltando cerca de 725 milhas para a chegada, o Maxi Banque Populaire V passou, no real, o Groupama 3. Agora Bidégorry e seu time só dependiam deles mesmos para escrever seus nomes na história.


Confira também o vídeo gravado pela tripulação do Maxi Banque Populaire V, velejando a 40.61 nós de velocidade real!
fontes: ISAF - http://www.sailing.org/; site oficial do Groupama - http://www.cammas-groupama.com/en/index.jsp; site oficial do Team Banque Populaire - http://www.voile.banquepopulaire.fr/home.html
fotos: site oficial do Groupama e www.sport.fr
vídeo: site oficial do Team Banque Populaire
fotos: site oficial do Groupama e www.sport.fr
vídeo: site oficial do Team Banque Populaire
Nenhum comentário:
Postar um comentário