domingo, 2 de agosto de 2009

Recorde da Travessia do Atlântico Norte e de singradura em uma única travessia

Você se lembra do ICAP Leopard, o supermaxi inglês de 100 pés que quebrou o recorde da Travessia do Atlântico Sul em janeiro deste ano, com cobertura do Blog da FENEB?
Agora, o Blog da FENEB traz para vocês o recorde da Travessia do Atlântico Norte, estabelecido pelo Maxi Banque Populaire V, um trimarã francês de 40 metros que quebrou dois dos mais importantes recordes da vela mundial no percurso entre o Farol de Ambrose (nos Estados Unidos) e a Ponta de Lizard (na Inglaterra). Confira o relato abaixo:

Um oceano não era suficiente para Franck Cammas e Pascal Bidégorry. Cada décimo de velocidade na Travessia do Atlântico Norte tinha importância fundamental, pois qualquer perda, por menor que fosse, poderia significar a vitória ou a derrota contra um adversário maior e mais implacável do que o skipper do outro barco: o tempo de 4 dias, 3 horas, 57 minutos e 54 segundos.
Tudo estava caminhando para um novo recorde do Groupama 3: eles deixaram Nova York 2h35 antes dos adversários e abriram uma grande distância quando sopravam ventos de até 30 nós. Porém, no meio do Atlântico Norte, Poseidon (deus do mar) e Éolo (deus dos ventos), sorriram para o Maxi Banque Populaire V: os ventos oscilaram entre 35 e 40 nós e as ondas passaram a ficar cada vez maiores. Nessas condições, o veleiro de Bidégorry se mostrava bem mais estável que o de Cammas.
Mesmo assim, o Groupama 3 não desistiu e provou que tinha condições de vencer o rival ao se tornar a primeira embarcação a romper a marca de 800 milhas em 24 horas. Mas, algumas horas depois, o Maxi Banque Populaire V mostrou que seus 9 metros a mais de comprimento faziam diferença naquelas condições de mar. Resultado, novo recorde de singradura, com 908 milhas navegadas em 24 horas. Faltando cerca de 725 milhas para a chegada, o Maxi Banque Populaire V passou, no real, o Groupama 3. Agora Bidégorry e seu time só dependiam deles mesmos para escrever seus nomes na história.
A cerca de 170 milhas da chegada o vento enfraqueceu e Cammas conseguia velejar mais rápido que Bidégorry: o trimarã verde e laranja reduziu a diferença para o azul e branco para apenas 3 milhas nas imediações da Ponta de Lizard. Contudo, o recorde já tinha um novo dono. O Maxi Banque Populaire diminuiu o tempo que o Groupama 3 estabeleceu em 2007 em incríveis 12 horas 32 minutos e 06 segundos, cravando o novo recorde da Travessia do Atlântico Norte em 3 dias 15 horas 25 minutos e 48 segundos. O Groupama 3 chegou 12 minutos depois, com o tempo total de travessia de 3 dias 18 horas 12 minutos e 56 segundos.
"Nem sequer percebi o que fizemos. Essa vitória 'sobre o tempo' veio recompensar três anos de um trabalho feito por toda a equipe, pelos preparadores físicos, pelo escritório de projetos, pelos arquitetos e por todas as equipes de vela do Banque Populaire. Estou realmente muito satisfeito por poder oferecer hoje estes dois presentes: o recorde de velocidade em 24 horas e o novo tempo de referência da Travessia do Atlântico Norte. Nós não nos perguntávamos se poderíamos atingir o tempo de 2007. Mantivemo-nos concentrados no clima, na estratégia e no ritmo do barco, com a obsessão de tirar o máximo de velocidade possível. O Maxi Banque Populaire V é um barco fora dos padrões, e todos nós estamos extremamente orgulhosos de ser capazes de navegar este excepcional barco," afirmou o skipper Pascal Bidégorry.
Confira também o vídeo gravado pela tripulação do Maxi Banque Populaire V, velejando a 40.61 nós de velocidade real!





fontes: ISAF - http://www.sailing.org/; site oficial do Groupama - http://www.cammas-groupama.com/en/index.jsp; site oficial do Team Banque Populaire - http://www.voile.banquepopulaire.fr/home.html
fotos: site oficial do Groupama e www.sport.fr
vídeo: site oficial do Team Banque Populaire

Nenhum comentário:

Postar um comentário