A vela baiana e o mundo da vela juntos em um só lugar.
Instituição filiada à Confederação Brasileira de Vela e Motor - CBVM.
Avenida da França, s/nº, Terminal de Turismo Náutico
40.010-010 Salvador - Bahia - Brasil
Telefone: + 55 71 3327 1099
E-mail: feneb@feneb.org.br
Pelo segundo ano seguido, o ICAP Leopard (Farr 100) conquista a fita azul da Rolex Fastnet Race ao cruzar a linha de chegada na cidade de Plymouth às 01h09m36s da quarta-feira (21h09m36s, horário da Bahia), com o tempo total de regata de 2 dias 11 horas 9 minutos e 36 segundos. O supermaxi britânico também foi o primeiro a passar pela Rocha de Fastnet, às 01h26 de hoje (23h26 de ontem, horário da Bahia).
O vento, no entanto, atrapalhou as intenções do Leopardo de melhorar o tempo do ano passado: "Como esperado, desta vez não teremos um novo recorde. Em vez disso, um passeio lento (10-13 nós) e chacoalhante," disse o skipper e comandante Mike Slade ao passar na Rocha de Fastnet.
E não só os líderes foram "prejudicados" pelas brisas fracas do verão. O Luna Rossa, que conta com Torben Grael e Robert Scheidt na tripulação, perdeu velocidade na passagem pelo sul da Irlanda devido à inconstância do vento. Após a passagem por Fastnet, o time italiano recuperou terreno e deixou para trás seus concorrentes mais próximos no tempo corrigido, o RosebudTeam DYT e o Beau Geste.
De acordo com o último relatório de posicionamentos da classe IRC SZ, o britânico Ran (JV 72), comandado por Niklas Zennström, continua na liderança; o italiano Luna Rossa (STP 65) está na segunda posição, a 27.3 milhas do líder. A previsão de chegada para ambos é entre a manhã e a tarde de quarta-feira.
Confira abaixo um vídeo gravado por Alex Thomson, skipper do britânico Hugo Boss (IMOCA 60) na passagem pela Rocha de Fastnet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário