quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Seja bem-vindo aos Emirados Árabes Unidos!

Quando a Société Nautique de Genéve anunciou que a 33ª America's Cup seria realizada em Ras al-Khaimah, a grande maioria dos velejadores tirou a poeira do atlas para procurar onde fica o pequeno emirado e por quê a SNG escolheu este lugar que, aparentemente, não tem nada a ver com o esporte náutico.
Porém, muitos se surpreenderam ao descobrir que os árabes já navegavam por aquelas águas há centenas de anos a bordo das suas dhows, que já possuíam "velas latinas", e usavam a kemal, antecessora do astrolábio. "A Copa da Arábia" vai levar você até os Emirados Árabes Unidos (EAU), contando a história por trás deste povo que, embora viva numa região desértica, tem um contato muito próximo com o oceano.
Para entendermos melhor este intrigante país, primeiro precisamos entender algumas das peculiaridades do sistema político e da situação econômica da região. Os Emirados Árabes Unidos são, na verdade, uma união de sete pequenos emirados (reinos islâmicos), cada um governado por um Sheikh e uma família real. Os dois principais emirados são Abu Dhabi e Dubai, que possuem maior poder econômico em relação aos demais.
Com uma área de 83600 km² (pouco maior que o estado de Santa Catarina), a maior parte dominada por desertos: o Rub al-Khali ("grande vazio", em árabe), cujas dunas chegam a mais de 300 metros de altura, ocupam uma grande área do sul do país e da vizinha Arábia Saudita. Além disso, os EAU também possuem 1318 km de faixa costeira, a maior parte voltada para o Golfo Pérsico. Por falar em comprimento, a distância entre Salvador e Ras al-Khaimah, 11083 km em linha reta, equivale a quase meia volta ao mundo!
A base da economia dos Emirados Árabes Unidos é a extração de petróleo, já que o país possui a 6ª maior reserva do mundo. Contudo, o Governo investe bilhões de dólares anualmente em infra-estrutura turística e empresarial, visando uma forma de sustentar a economia nacional após o fim das reservas. Dubai é a cidade líder na promoção turística: seu aeroporto internacional conecta mais de 200 cidades do mundo com a joia do mundo árabe e é onde fica a maior construção já feita pelo homem, o Burj Dubai, com 818 metros de altura.
Na próxima semana, "A Copa da Arábia" contará os milenares segredos das dhows, as embarcações que deram origem às caravelas portuguesas e dos ancestrais da bússola e do astrolábio, utilizados com maestria pelos navegadores árabes. E, durante a semana, confira aqui no Blog da FENEB as últimas notícias sobre a disputa da 33ª America's Cup!
fonte e fotos: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário