quarta-feira, 5 de agosto de 2009

SNG anuncia que a America's Cup será nos Emirados Árabes

Hoje pela manhã, a Société Nautique de Genéve - SNG (clube detentor da Taça), anunciou que a 33ª edição da America's Cup, que tem o Golden Gate Yacht Club - GGYC como desafiante, será realizada em fevereiro de 2010 em Ras al-Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos. A notícia foi recebida com reações bem diversas pela imprensa náutica mundial, pois há uma grande possibilidade de que o caso volte à Justiça.
Na última decisão judicial, a Suprema Corte de Nova York deu o seguinte veredito: "A raia da disputa deverá ser Valencia, na Espanha, ou qualquer outro lugar selecionado pela SNG, desde que a SNG notifique por escrito o GGYC no mínimo seis meses antes da data estipulada para a primeira regata." Além disso, o Deed of Gift (Escritura de Entrega) também estipula que nenhum match pode ser disputado no Hemisfério Norte entre 1º de novembro e 1º de maio, com a Corte estipulando que Valencia seria a única exceção a esta regra.
Pela tarde (12h00, horário da Bahia), o GGYC fez o seu primeiro comunicado oficial após a decisão da SNG: "O Golden Gate Yacht Club acredita que a escolha da raia pela Société Nautique de Genéve, sem o mútuo consentimento, é contrária ao Deed of Gift e às decisões e sentenças da Corte de Nova York. Estamos revendo nossas opções," afirmou o porta-voz do clube, Tom Ehman.
Já no lado suíço da raia, não parece haver nada de errado com a decisão: "Estamos felizes em anunciar que Ras al-Khaimah, nos EAU, será a raia da 33ª edição da America's Cup. Esta é uma raia que provê um clima perfeito e ótimas condições de velejada para um match em fevereiro; as autoridades mostraram um tremendo interesse em apoiar e sediar a competição," disse Fred Meyer, vice-comodoro da SNG. "Eles farão uma ilha construída especialmente para a ocasião na vila de Al Hamra para providenciar às equipes, aos patrocinadores e aos fãs da America's Cup um local inigualável."
O investimento em infra-estrutura é certamente um dos pontos fortes dos Emirados Árabes: "É um grande momento para nós sediar a America's Cup. Isso é significante porque reflete como os Emirados se tornaram um lugar propício para sediar eventos esportivos internacionais. Estamos visando sucesso na realização deste evento," declarou o Príncipe Herdeiro de Ras al-Khaimah, Sheikh Saud Bin Saqr Al Qasimi.
Fique por dentro de todas as novidades em português da America's Cup aqui com a gente, no Blog da FENEB!
fontes e fotos: ISAF - www.sailing.org e Sail World - www.sail-world.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário