quinta-feira, 23 de julho de 2009

Cariocas vencem 3 das 4 regatas de hoje; Ju Duque lidera no feminino

O segundo dia do 36º Campeonato Norte/Nordeste de Optimist foi extremamente competitivo, com disputas acirradas pelas primeiras colocações e melhores condições de vento na raia montada na Baía de Todos os Santos. Destaque para a flotilha carioca, que levou três das quatro regatas disputadas hoje e ocupa o primeiro lugar geral com Daniel Lombardi (CNC/RJ, na 1ª foto).
Depois da falta de vento ontem, a Comissão de Regata decidiu antecipar o horário de largada de 13h00 para 11h00. "A maré ainda não tinha começado a encher, foi bem melhor do que ontem. Apesar da raia ser difícil, os velejadores apresentaram um bom nível técnico," afirmou Pedro Paulo Petersen, presidente da FEVERJ e membro da CR. A primeira regata de hoje teve ventos de 6 a 8 nós e a "dobradinha" carioca, com Daniel Lombardi (CNC/RJ) e Rodrigo Luz (ICRJ/RJ) nas duas primeiras posições. Logo atrás veio uma dupla do Cerrado: Fellipe Areias (ICB/DF) ficou com o terceiro lugar e Felipe Rondina (ICB/DF) chegou na quarta colocação.
Na segunda regata, só deu Rodrigo Fasolo (CDJ/RS)! Na bóia de contravento, ele foi o único a passar "limpo", na primeira posição. Logo atrás, o pelotão que vinha por bombordo encontrou com o grupo que chegava por boreste em cima da marca. Desse pelotão, Felipe Rondina (ICB/DF) e Rodrigo Luz (ICRJ/RJ) abriram uma pequena distância e disputaram o segundo lugar até a linha de chegada, que acabou ficando com o carioca. A flotilha feminina teve um grande destaque nessa regata, com Éricka Cristina de Abreu (CNC/RJ) conquistando o 4º lugar na classificação geral, a atual Campeã Norte/Nordeste Juliana Duque (YCB/BA) garantindo a 6º colocação geral, a Campeã Norte-Americana Claudia Mazzaferro (YCSA/SP) chegando na 8ª posição geral e Daniela Harfush (YCB/BA) ficando com o 13º lugar geral.
A terceira regata teve outra "dobradinha" carioca, com os irmãos Leonardo e Daniel Lombardi (CNC/RJ) travando uma grande disputa na última perna, que acabou com a vitória de Leonardo. Porém, Daniel não se deixou abater por ter perdido a vitória para o irmão, e conquistou a vitória na quarta e última regata do dia, liderando de ponta a ponta! A flotilha brasiliense também deu um show de técnica, com três velejadores do Cerrado nas 10 primeiras colocações: Felipe Rondina (ICB/DF) ficou em 2º, Fellipe Areias (ICB/DF) em 4º e Victor Greenhalgh (AABB/DF) em 8º.
A flotilha do Distrito Federal é a maior na competição, com 18 participantes, e veio com muita vontade para este campeonato: "O campeonato tá sendo bom. Vamos tentar manter uma média e pegar experiência para o Campeonato Brasileiro de 2010," disse Fellipe Areias (ICB/DF), que ocupa o 5º lugar no acumulado das 5 primeiras regatas. "Na terceira regata eu não tive muita sorte, tirei um 21º lugar, mas a minha expectativa para os próximos dois dias é ficar entre os três melhores no campeonato e aprender a raia para o Brasileiro de 2010," afirmou o 3º colocado geral Felipe Rondina (ICB/DF).
Com 5 regatas realizadas e nenhum descarte, o líder da tabela é Daniel Lombardi (CNC/RJ), com 13 pontos; Rodrigo Fasolo (CDJ/RS) é o segundo com 19 pontos e Felipe Rondina (ICB/DF) é o terceiro com 32 pontos. Dentre os baianos, o melhor colocado é Matheus Seixas (YCB/BA), que ocupa a nona posição com 71 pontos.
No feminino, destaque para a atual Campeã Norte/Nordeste, Juliana Duque (YCB/BA). A baiana é a líder, com 80 pontos; a Campeã Norte-Americana Claudia Mazzaferro (YCSA/SP) é a segunda, com 87 pontos, e está empatada com Luiza Peiter (ICRJ/RJ), a terceira colocada.
Amanhã a largada também está prevista para as 11h00, com a cobertura ao vivo disponível no site do Yacht Clube da Bahia (www.icb.com.br) e, a partir das 12h15, no Blog da FENEB (http://feneb.blogspot.com), onde você também pode conferir as últimas notícias do 36º Campeonato Norte/Nordeste de Optimist.
-----
UPDATE!! - Confira o vídeo exclusivo do Blog da FENEB com os comentários dos competidores e de Pedro Paulo Petersen, presidente da FEVERJ e membro da comissão de regata, sobre o 2º dia de regatas.


fotos: Maurício Cunha (1ª e 2ª fotos) e Mauricinho Mascarenhas (3ª foto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário