sexta-feira, 31 de julho de 2009

"Velozes e furiosos"

A disputa pelo recorde da Travessia do Atlântico Norte está mais quente do que nunca! Nem as águas geladas do oceano conseguiram esfriar duas das maiores potências da vela esportiva mundial: de um lado, o atual recordista Groupama 3, comandado por Franck Commas; e do outro, o desafiante Maxi Banque Populaire V, liderado por Pascal Bidégorry.
Depois de completar 48 horas de travessia, os poderosos trimarãs chegaram ao meio do oceano, ajudados por ventos de 30 a 35 nós de sudoeste: "Estamos com a proa na Ponta de Lizard, sabemos que ele [Bidégorry] está logo atrás da gente ganhando terreno, mas nós não vamos perder nem uma polegada para eles! Nós conseguimos entrar na frente fria com sucesso, que agora está nos empurrando enquanto esperamos pela 'vida boa'," contou Frédréric Le Peutrec, tripulante do Groupama 3. Para quebrar o seu próprio recorde estabelecido em 2007, a equipe de Cammas precisa chegar na Inglaterra antes das 21h 09min 10s de domingo (horário da Bahia).
Nas últimas 24 horas, o Groupama 3 conseguiu ser ligeiramente mais rápido que o Maxi Banque Populaire V: enquanto o time de Cammas fez 754.7 milhas (média de 31.44 nós), a equipe de Bidégorry avançou 751.8 milhas (média de 31.32 nós). Com isso, o trimarã verde já conseguiu abrir uma vantagem de 102.1 milhas em relação ao registro de 2007, enquanto o seu adversário azul está 73.8 milhas à frente do atual recorde. Nas próximas horas, a previsão é de que o mar se torne mais bravio, com aumento da altura das ondas; isso beneficia o barco de Pascal Bidégorry, que é mais estável nessas condições do que o veleiro de Franck Cammas.
Acompanhe tudo em português sobre a Travessia do Atlântico Norte e a disputa do recorde aqui com a gente, no Blog da FENEB!
fontes: ISAF - http://www.sailing.org/; site oficial do Groupama - http://www.cammas-groupama.com/en/index.jsp; site oficial do Team Banque Populaire - http://www.voile.banquepopulaire.fr/home.html
fotos: site oficial do Groupama e site oficial do Team Banque Populaire

Nenhum comentário:

Postar um comentário