sexta-feira, 3 de julho de 2009

Você conhece Ilhabela?

A partir de amanhã, a cidade de Ilhabela, no litoral paulista, será o centro de todas as atenções da vela sul-americana e mundial. O único município-arquipélago do Brasil irá ser a sede da Rolex Ilhabela Sailing Week, com uma participação estimada de 1600 velejadores brasileiros, argentinos, uruguaios, chilenos, norte-americanos, alemães e italianos. Mas Ilhabela tem também muitas riquezas naturais e muita história para contar...
A ilha foi descoberta em 20 de janeiro de 1502 pelo navegador italiano Américo Vespúcio, que a chamou de "Ilha de São Sebastião", em homenagem ao santo do dia. A partir daí, diversos núcleos de povoação começaram a se estabelecer, tanto na ilha quanto nas praias do continente próximas a ela. Em 1636, São Sebastião (povoação do continente) foi emancipada do município de Santos, com a ilha fazendo parte do seu território.
Desde os séculos XVI e XVII, Ilhabela serve como um refúgio... Hoje em dia, são os habitantes da maior metrópole do Brasil (São Paulo) que lotam as estradas do litoral para visitar este paraíso. Mas, naquela época, quem buscava abrigo nas cristalinas águas da ilha eram piratas de diversas nacionalidades, como ingleses, holandeses e franceses.
A partir do século XIX, começou o movimento pela emancipação da ilha. Não demorou muito: em 1805, com o nome de Vila Bela da Princesa (homenagem à Princesa Maria Teresa, filha de D. João VI), a ilha passou a ser sede de município.
O nome atual só veio depois de um fato inusitado: em 1939, Getúlio Vargas mudou o nome do município para Formosa, causando a revolta da população, que passou a se movimentar para mudar o nome do município. Depois de muitas reinvidicações dos moradores, em 1º de janeiro de 1945 ocorreu a mudança do nome para Ilhabela.
Hoje em dia, a principal atividade econômica da ilha é o turismo. Suas praias de águas verdes, que estão em perfeita sintonia com as árvores das suas montanhas (o ponto mais elevado da ilha fica a 1348 metros de altura) fazem jus ao nome "Ilhabela". Outra importante atividade são os serviços náuticos: a ilha conta com um Iate Clube, diversas lojas náuticas, oficinas de reparo, além de uma marina pública.
Embarque na cobertura da Rolex Ilhabela Sailing Week aqui no Blog da FENEB e torça pelos representantes baianos no maior evento náutico da América Latina!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário