quinta-feira, 30 de julho de 2009

Dois veleiros, seis cascos e um objetivo

A Travessia do Atlântico Norte é um dos recordes mais cobiçados de todos os tempos. Desde 1905, velejadores de muita coragem desafiam as 2925 milhas que separam a cidade americana de Nova York da Ponta de Lizard, na Inglaterra, enfrentando tempestades arrasadoras, ondas imensas e ventos fortíssimos. Mas, no caso de Franck Cammas e sua equipe do Groupama 3 (na 1ª e 3ª fotos) esta travessia tem um valor ainda maior.
O atual recorde pertence ao próprio Groupama 3, que fez a travessia em 4 dias, 3 horas, 57 minutos e 54 segundos. O registro foi estabelecido há dois anos atrás nesta mesma época do ano, quando as condições de vento costumam ser favoráveis nesta região. Só que agora o trimarã francês de 31.5 metros tem um concorrente que promete dar trabalho: o Maxi Banque Populaire V (na 2ª foto), que tem Pascal Bidégorry no leme e ostenta o título de maior trimarã de regatas do mundo, também está de olho no recorde!
Com a defesa do título em mente, o Groupama 3 soltou ontem as amarras do porto e partiu em direção ao Farol de Ambrose, onde oficialmente começa a contagem do tempo. Às 17h12 de quarta-feira (horário da Bahia) começou, oficialmente, a busca pelo recorde. Franck Cammas e sua equipe, desta vez, querem chegar na Inglaterra em menos de 100 horas! E eles não estão correndo somente contra o relógio: cerca de duas horas depois da "largada", foi a vez do Maxi Banque Populaire V deixar Nova York e navegar em busca do recorde.
Um dia depois da largada, mesmo chegando a 30 nós de velocidade, o Groupama 3 está a 2141 milhas da chegada, com 52.8 milhas de atraso em relação à travessia de 2007; já o Maxi Banque Populaire V está a 2234 milhas da Grã-Bretanha, com um avanço de 11.1 milhas em relação ao tempo do seu concorrente em 2007. Confira tudo em português sobre a Travessia do Atlântico Norte e a disputa do recorde aqui com a gente, no Blog da FENEB!
fontes: ISAF - http://www.sailing.org/; site oficial do Groupama - http://www.cammas-groupama.com/en/index.jsp; site oficial do Team Banque Populaire - http://www.voile.banquepopulaire.fr/home.html
fotos: site oficial do Groupama e http://www.yachtpals.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário