sábado, 25 de julho de 2009

Daniel Lombardi vence N/NE; Bahia ganha feminino, estreante e Troféu Mário Urban

Depois de quatro dias de disputas acirradas, condições imprevisíveis na raia e treinamento visando o Campeonato Brasileiro de 2010, terminou hoje com chave de ouro o 36º Campeonato Norte/Nordeste de Optimist, realizado pelo Yacht Clube da Bahia.
Até ontem, a disputa pelo segundo lugar estava completamente em aberto, com Leonardo Lombardi (CNC/RJ), Rodrigo Fasolo (CDJ/RS), Martin Lowy (YCSA/SP) e Felipe Rondina (ICB/DF) competindo com chances reais de chegar ao vice-campeonato. Nas duas primeiras regatas, o gaúcho Fasolo conseguiu duas vitórias e ficou ainda mais próximo do segundo lugar no campeonato. Enquanto isso, Daniel Lombardi (CNC/RJ) só precisou de um terceiro e um segundo lugares para garantir matematicamente a taça de Campeão Norte/Nordeste. Destaque para a baiana Juliana Duque (YCB/BA), que conseguiu dois oitavos lugares e assegurou a vitória na categoria feminino.
O vento enfraqueceu para a última regata do campeonato, que teve nova vitória de Rodrigo Fasolo (CDJ/RS), com Nicolas Garcia (YCSA/SP, na foto com Mário Urban, Martin Lowy e Isabel Swan) em segundo e Leonardo Lombardi (CNC/RJ) em terceiro. Com este resultado, o pódio estava definido, com a presença dos dois irmãos Lombardi (Daniel em 1º e Leonardo em 3º), e com o maior vencedor de regatas desta edição do N/NE (5 vezes), Rodrigo Fasolo (CDJ/RS), terminando na 2ª posição.
A categoria estreante, que teve sua última regata também disputada hoje, teve o pódio 100% baiano: Gerald Hamilton Wicks (YCB/BA) conquistou o 2º lugar na regata de hoje e foi o 3º colocado; Rafael Rizzato (YCB/BA), venceu a regata de hoje e ficou com o vice-campeonato; o campeão foi Leonardo Santos (YCB/BA), que levou o troféu para sua casa, na Ilha de Itaparica, e comemorou muito: "Tive a felicidade de correr meu primeiro N/NE e ser campeão estreante. Foi a primeira vez que meu pai e minha mãe vieram pra Cerimônia de Premiação, e estou muito feliz."
A grande premiação da noite ainda estava por vir: o campeonato é aberto a todos, mas o Troféu Mário Urban (que foi doado pelo próprio Campeão Brasileiro de 1991), que é disputado desde 2006, é destinado ao melhor velejador do N/NE. Para a alegria dos baianos, a taça continua na Terra de Todos os Santos! Das mãos de Kim Vidal, Campeão N/NE de 2008, passando pelas mãos do próprio "Maru", o troféu passou para Matheus Seixas (YCB/BA), 9º colocado geral.
A súmula completa está disponível no site do Yacht, clicando aqui. Amanhã, confira o vídeo no Blog da FENEB com tudo sobre a premiação. Muito obrigado a todos que acompanharam de pertinho a transmissão ao vivo nesses quatro dias de campeonato com a parceria Yacht Clube da Bahia e FENEB. Esperamos todos vocês no Campeonato Brasileiro de 2010!! Até lá!!
Fotos: Mauricinho Mascarenhas

Um comentário: