quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Dois dias para a largada!

Depois da tempestade vem a bonança? Não para os velejadores da Volvo Ocean Race! No sábado pela manhã (madrugada de sexta para sábado, horário da Bahia) será dada a largada da quinta perna da regata para o Ericsson 4, Telefónica Blue, Puma, Green Dragon... e, quem sabe, para o Ericsson 3 também.
Não há dúvidas de que as 12.000 milhas (a maior distância já percorrida numa perna da VOR) serão um desafio enorme para as equipes, que terão que lidar com o vento norte do mar da China, as calmarias no Equador, as minúsculas ilhas da Polinésia, os mares do sul e, como se já não bastasse, a passagem pelo Cabo Horn. Até aí já tá bom demais, né? Que nada, os barcos (ainda) vão ter que subir até o Rio de Janeiro...
Os quatro VO70's que estão em Qingdao estão praticando diariamente para a próxima perna, fazendo os últimos ajustes nos veleiros. Enquanto isso, o Ericsson 3 corre contra o tempo para chegar na China a tempo de largar junto com os outros. Enquanto Torben Grael, Bouwe Bekking, Ken Read e Ian Walker estão com "a vida ganha", o horário de folga de Magnus Olsson será quando os nórdicos chegarem ao Rio!
Sem contar que os desafios estratégicos proporcionados pelos scoring gates, ou portões de pontuação, na Latitude 36ºS e no Cabo Horn, e pela obrigação de deixar a Nova Zelândia por boreste, poderão causar uma bela briga entre os competidores. Os navegadores, que cuidam da tática na equipe, serão cruciais para o sucesso dos times, já que o dobro de pontos estarão disponíveis nesta perna, devido aos dois portões. Espera-se muita emoção nesta etapa inédita da Volvo Ocean Race, e o Blog da FENEB acompanhará diariamente as últimas notícias sobre a mais importante regata de volta ao mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário