quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Ericsson 3 de volta à regata e TeleAzul de leme novo

Depois duas semanas consertando o barco ininterruptamente em Taiwan, o Ericsson 3 soltou as amarras do porto de Hualien, onde concluíram os últimos reparos, e se dirige ao ponto onde "suspendeu" a regata, a 60 milhas da costa taiwanesa, para então se dirigir a Qingdao e receber os quatro pontos destinados ao quinto colocado na quarta perna da Volvo Ocean Race.
"Nós realmente trabalhamos como maníacos. O time de terra e os velejadores lutaram contra o relógio e agora estamos de volta na corrida. Eu realmente quero dar os créditos para toda a equipe pelo trabalho fantástico," declarou o skipper Magnus Olsson. Mesmo com a estimativa de chegada no porto chinês sendo de sexta-feira à noite ou sábado pela manhã, Olsson ainda se mantém otimista: "Não estamos pensando se durante a viagem vai estar frio e não estamos preocupados com os fortes ventos que vamos ter pela frente. Já estamos muito felizes por estar de volta à regata. E, ao mesmo tempo, temos que nos manter unidos."
Segundo o navegador, Aksel Magdahl, se a previsão do tempo da equipe estiver correta, os nórdicos demorarão 50 horas para chegar em Qingdao... bem na hora de pegar os quatro que participaram da in-port e largar junto com eles para a quinta perna.
Enquanto isso, na China, o Telefónica Blue avaliou que a melhora no desempenho no seu barco-irmão, o Telefónica Black, depois da troca dos lemes por outros maiores, foi significativa, e também vai fazer esta mudança estrutural. Com isso, o TeleAzul cede três pontos na luta pela liderança contra o Ericsson 4 e fica a apenas um ponto na frente do Puma, mas pergunte a Bouwe Bekking, skipper do time, se ele sente alguma culpa por esta decisão. "Nós achamos que vale a pena," disse o holandês.
Um dos motivos para a mudança foi o fraquíssimo desempenho do veleiro em situações de vento em popa, como na primeira perna, que ficaram em quinto lugar. "Em situações de ventos fortes de popa nós seremos beneficiados, assim como teremos algum benefício na orça," completou Bekking.

Nenhum comentário:

Postar um comentário