Dois barcos da Volvo Ocean Race sofreram rachaduras sérias na área da proa e foram forçados a procurar abrigo na ilha de Taiwan. A maior decepção é do Ericsson 3, já que eles estavam na segunda colocação, à frente do "irmão" Ericsson 4 e disputando a liderança com o Telefónica Blue. Durante a noite, os nórdicos enfrentaram rajadas de vento de 30 nós e ondas de 7 metros de altura, até que eles descobriram que estava entrando água no barco através de "uma rachadura de quatro metros e um buraco aberto" na parte frontal do casco.
"Ontem à noite eu estava aterrorizado e hoje ainda foi pior. Durante a noite, o vento saiu de 10 nós e foi para 40 e o mar rapidamente ficou muito arisco. O barco ficava quase suspenso no ar algumas vezes, e estava batendo muito e balançando incontrolavelmente," disse o encarregado de mídia do Ericsson 3, Gustav Marin. "Eu estava sentado na cabine gravando toda a ação e assistindo-a ao vivo. Uma experiência surrealística. Nas maiores ondas, as câmeras se desligavam sozinhas e eu cruzava meus dedos para que todos os rapazes voltassem a aparecer na tela da câmera quando voltasse a gravar. Nós estávamos afundando! A água jorrava pelo buraco e a seção da proa estava deslaminando. Todos trabalhavam como loucos, bombeando, enchendo baldes e usando esponjas para tirar a água do barco."
A situação era quase emergencial no barco comandado por Magnus Olsson, como relatou Marin: "Agora estou sentado em cima da minha roupa de sobrevivência e todo o equipamento de segurança está pronto no convés. Se o estado do mar piorar de novo, o reforço provavelmente vai quebrar e o barco vai afundar rapidamente." Felizmente, às 18h46 (07h46, horário da Bahia), o Ericsson 3 chegou são e salvo ao porto de Keelung, em Taiwan, e declarou a regata como suspensa para eles enquanto avaliam os danos.
Mais tarde, o Delta Lloyd também relatou que estaria seguindo para o porto de Keelung, depois que uma fissura na proa e a deslaminação da estrutura estavam permitindo a entrada de água no barco. "Estamos um pouco desapontados, porque a gente realmente queria ir bem nesta perna. Mas o Chuny (Chuny Bermudez, comandante) não arrisca nada quanto à segurança da tripulação," disse o encarregado de mídia Sander Plujim.
"Quando descobrimos a rachadura, estávamos com uma storm jib e três rizos na mestra. Especialmente, com o frio chinês vindo pela frente, seria irresponsável continuar correndo. Informamos a guarda costeira de Taiwan e colocamos o procedimento de segurança em operação," afirmou Plujim. Até o momento, o Delta Lloyd ainda não abortou a regata pois ainda irá checar a gravidade do problema.
UPDATE: De acordo com o último relatório de posicionamentos, a organização confirmou que o Delta Lloyd declarou a regata suspensa. Assim que maiores detalhes forem liberados, o Blog da FENEB irá divulgar as últimas notícias. (27/01, 19h21)
fonte: www.volvooceanrace.org
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