A contagem regressiva para os dois super-maxi's já começou, enquanto os organizadores da regata se preparam para a passagem do primeiro veleiro pela linha de chegada da 2009 Heineken Cape to Bahia Yacht Race. Quem irá levar para casa o cobiçado Troféu De Beers, para o "fita azul" da regata? Será o super-maxi americano de 90 pés, o Rambler ou o ICAP Leopard, o veleiro britânico de 100 pés?
Eric Wells, diretor técnico da regata disse: "Com o ICAP Leopard estando a 146 milhas do seu adversário, o Rambler, parece que a corrida pela fita azul já está acabada. Segundo os relatórios desta manhã, o ICAP Leopard estava a 806 milhas da Bahia, e nós o estamos esperando para a tarde de terça-feira, e o Rambler para 15 horas depois. De acordo com os relatórios dos dois protagonistas, eles estão correndo no máximo e aproveitando a 'batalha' que eles estão tendo um contra o outro. As tripulações estão ansiosas para chegar em terra e saborear o produto do patrocinador."
Em termos de posicionamento por tempo corrigido, o iate da Cidade do Cabo Hi-Fidelity está mantendo uma ligeira liderança sobre o Rambler, com o ICAP Leopard na terceira posição, um pouco atrás. Deve-se notar que o ICAP Leopard foi otimizado para priorizar a fita azul ao invés do tempo corrigido.
Esses três veleiros são seguidos pelo Over Proof, o menor iate na corrida, que teve de improvisar um mecanismo para funcionar como leme, devido à quebra do original. Na quinta posição, o famoso Voortrekker, conhecido na África do Sul como "a velha senhora do mar", que está sendo conduzido com maestria por uma tripulação da escola de vela de Izivunguvungu.
Enquanto isso, na classe cruzeiro, o foco está mais em apreciar os deliciosos bolos de peixe, banhos quentes e o esplendor natural de Santa Helena do que as 1913 milhas que terão de passar para chegar em Salvador. Os 33 cruzeiros têm um tempo de parada mínima obrigatória de 24 horas na ilha, e o primeiro barco deve completar a passagem em apenas 22 dias.
As baixas na corrida até agora incluem o alemão Vineta, velejado por uma tripulação majoritariamente sul-africana, e que perdeu o mastro no seu 4º dia de prova e está velejando com um mastro de fortuna para o porto de Walvis Bay na Namíbia, enquanto o Ponty Leisure, no mesmo dia, sofreu danos no topo do mastro e teve que se retirar da regata. Ele também está indo para Walvis Bay.
Os Brasileiros estão preparados para dar as boas vindas aos velejadores quando chegarem no maravilhoso porto de Salvador, e as tripulações podem esperar por um clima agradável, excelente culinária e uma hospitalidade fabulosa dos baianos.
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