sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Desafios no porto de Singapura

Os preparativos para a regata In-port de Singapura da Volvo Ocean Race já começaram! Os VO70 aproveitaram o dia de hoje para treinar e pegar de novo o ritmo para a disputa, embora o espírito competitivo nunca deixe de habitar as cabeças dos tripulantes, para desespero das equipes de terra. "Nós não temos interruptores nos nossos cérebros para nos lembrar de não forçar o barco já que tudo que nós estamos pensando é tirar o máximo do barco e partir o outro no meio, custe o que custar," disse o skipper e comandante do Puma Ocean Racing, Ken Read.
A última regata de porto foi realizada em Alicante, ainda antes da primeira perna oceânica. O Telefónica Blue e o Telefónica Black fizeram a alegria da torcida em casa e levaram os dois primeiros lugares com uma boa diferença, mas com ventos de 20 nós em águas calmas, não existem favoritos até as táticas estarem em jogo. "É um percurso pequeno para barcos tão grandes e rápidos, e com todos querendo passar pelos portões ao mesmo tempo não vai ser nada fácil. Vai ser duro para nós, mas será um espetáculo para todos que assistirão," disse Torben Grael.
Já o Delta Lloyd parece ter uma preocupação maior do que a regata em si, depois dos extensivos reparos que tiveram que ser feitos. "O barco está na água. Talvez nós treinemos hoje à tarde e esperamos que tudo dê certo para amanhã, mas nada está garantido de que estaremos na largada. É importante que nós estejamos presentes na corrida amanhã mas a coisa mais importante é reparar todos os danos para a próxima perna," disse o comandante Chuny Bermúdez. "Não podemos colocar o barco em perigo."
Mas neste momento, até a organização tem um problema em potencial. Com mais de 1000 navios conteineiros, petroleiros e de carga ancorados no porto de Singapura, é um desafio preparar a raia para os enormes barcos de 70 pés. 26 navios tiveram que ser removidos dos seus ancoradouros para demarcar a raia. Serão duas regatas barla-sota com duas voltas cada, e cada perna medirá 2 milhas. A regata começará às 13h00 (02h00 da Bahia), com transmissão ao vivo (em inglês) no site oficial, http://www.volvooceanrace.tv/, e notícias em nosso blog logo pela manhã.


fonte: www.volvooceanrace.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário