domingo, 18 de janeiro de 2009

Ângela Star vence a segunda regata e empata com o Letícia


Duas regatas já foram realizadas pelo XIV Circuito Salvador de Vela de Oceano iniciado no dia 17 de janeiro na capital baiana, sob a organização do Yacht Clube da Bahia.
A primeira regata, de percurso longo com largada em Salvador e chegada em Itaparica após percorrer um percurso ao longo da orla de Salvador, foi vencida pelo veleiro Letícia (Elan 410), do Yacht Clube da Bahia, comandado por Mamede Paes Mendonça Neto.
O jantar de confraternização realizado na Marina de Itaparica após a primeira regata, contribuiu para a descontração das equipes, que nas primeiras horas do domingo voltaram a preparar seus veleiros para a segunda regata, de médio percurso, com largada em Itaparica e chegada em Salvador.
A charmosa cidade de Itaparica soube receber os participantes da regata e explorar a sua grande vocação para sediar eventos náuticos. "Preparamos nossa marina para receber os velejadores e mostrar o quanto estamos comprometidos em apoiar a prática de esportes náuticos no nosso município", comentou Cláudia Gordilho, Secretária de Turismo de Itaparica, que esteve no local acompanhada do Secretário de Planejamento Ernesto Ribeiro.
No domingo (18) os veleiros largaram de Itaparica para a segunda regata. Velejando de forma brilhante, o veleiro Ângela Star (First 47.7) do Iate Clube do Rio de Janeiro, comandado por Peter Siemsem, venceu a regata e assumiu a ponta empatando em número de pontos com o Letícia, levando a melhor no critério de desempate.
Ocupando a terceira colocação geral, o novíssimo veleiro Bola 7 (First 50) também do Yacht Clube da Bahia, comandado por Ivan Smarcevski, é um dos barcos baianos que estreiam em regatas durante o circuito. "Estamos ainda conhecendo o barco e ainda estamos sem referências com relação ao desempenho", comentou Marcus Cunha timoneiro do Spirogyro, um Skipper 30 que ficou pronto na véspera do início do Circuito e ocupa a sétima colocação. Com nove barcos baianos na ORC, essa é a edição com maior número de barcos competitivos do próprio estado nos últimos anos, o que prova o grande crescimento da vela de oceano na Bahia em 2008 e contribui para o forte equilíbrio da competição.
O XIV Circuito Salvador terminará na próxima terça feira (20) após a realização de duas regatas na segunda e duas na terça feira.


release oficial do Yacht Club da Bahia - Créditos: André Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário