quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Ericsson 4 cai e Telefónica Black sobe na VOR


Os ventos do Oriente estão atrapalhando mais do que ajudando a Torben Grael e a sua equipe, o Ericsson 4. Durante o meio da manhã (meio da noite na Bahia), os suecos caíram várias posições, devido às frequentes mudanças na direção dos ventos na região das Ilhas Spratly. O maior beneficiado foi, sem dúvida, o Telefónica Black de Fernando Echavarri, que subiu da quinta posição para a liderança da flotilha.
Durante as últimas 24 horas, ocorreram dois eventos que provocaram essa loucura na classificação. O primeiro foi uma rondada do vento à meia-noite (16h00, horário da Bahia), que fez com que Torben, que estava amurado a boreste, fosse seriamente prejudicado e perdesse seguidas posições. E ainda houve outra rondada às seis da manhã (22h00 de ontem, horário da Bahia) na qual os ventos de nordeste passaram a soprar de sudeste. Provavelmente as tripulações chegaram a pensar que as birutas estavam "birutas"!
Como Mark Chisnell havia relatado ontem, qualquer mudança de vento acima de 43º favoreceria Magnus Olsson e seu Ericsson 3. Dito e feito. O E3 ganhou seguidas posições e ficou na segunda posição por algumas horas. Porém, o vento não demorou muito para voltar para norte-nordeste (25º), e com o waypoint de South Rock Light estando na chamada "zona morta", ou seja, exatamente na direção do vento, dando re-início à "dança das cambadas".

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