Apenas quatro barcos estão, nesse momento, indo para Qingdao na Volvo Ocean Race, já que o Delta Lloyd no início da manhã (início da noite, horário da Bahia) também declarou "regata suspensa" e atracou em segurança no porto de Keelung às 06h05 (19h05 de ontem, horário da Bahia). Com isso, o Telefónica Blue (na 1ª foto) continua liderando a flotilha, a apenas 215 milhas do porto chinês, com o Puma Ocean Racing e o Ericsson 4, por uma diferença menor que uma milha, na segunda e terceira posições. O Green Dragon é o único que sofreu danos sérios no barco e ainda continua na regata, a 327 milhas dos azuis.
Porém, Bouwe Bekking tem vários motivos para se preocupar com a batalha acirrada entre Ken Read e Torben Grael. Primeiro, a alta pressão sobre a Coréia do Sul pegou o Telefónica Blue primeiro. Como os ventos em torno do centro de alta pressão giram no sentido horário (no hemisfério norte), os azuis têm neste momento uma brisa de leste soprando ao seu favor. Porém, eles terão que jaibear para manter o rumo em Qingdao; Puma e Ericsson 4 poderão seguir direto. Segundo, os ventos serão muito mais fracos do que antes, e a maior parte, senão todo, do enxoval de vela que os VO70 trouxeram para esta perna é para ventos fortes, e os azuis são os que mais têm a perder.
A estratégia ultra-conservadora do Ericsson 4 deu certo: nos primeiros dias, o time de Torben Grael estava sempre nas últimas posições, conservando o barco. Ao passar pelo estreito de Luzon com relativa facilidade, a tripulação do Ericsson 4 sabia que, se tivesse forçado o barco, poderia estar junto com o seu irmão Ericsson 3 (na 2ª foto)... Mas os ventos fortes acabaram por levar todos os anemômetros do barco, fazendo com que a navegação se tornasse mais difícil: "Estamos sem instrumentos desde o Cabo Bojeador (norte das Filipinas), já fazem quatro dias e isso torna as coisas mais difícieis na hora de mudar a direção com segurança, especialmente à noite," conta Horácio Carabelli, que esteve junto com Torben no Brasil 1, na última edição da VOR. No vídeo gravado pela tripulação ontem, chamado "Ficando Frio", o proeiro Phil Jameson mostra os vários rasgos que a mestra sofreu.
Os bravos velejadores devem chegar ao destino nos próximos dois dias, mas ainda há muito a ser disputado, tanto na água como em terra também! Ericsson 3, Delta Lloyd e Telefónica Black terão que apressar os seus consertos para poderem participar na regata in-port de Qingdao ou então na largada da próxima perna, que terá como destino o Rio de Janeiro.
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