sábado, 24 de janeiro de 2009

Os três mosqueteiros contra as fortes tempestades

Dos sete que largaram nesta quarta perna da Volvo Ocean Race, três ainda continuam bravamente no caminho para Qingdao. Neste momento, a missão de Bouwe Bekking, Magnus Olsson e de Torben Grael é conduzir os seus Telefónica Blue, Ericsson 3 e Ericsson 4 pelo temido Estreito de Luzon garantindo a segurança tanto da estrutura do veleiro quanto da tripulação e, somente depois desta estar assegurada, conquistar o primeiro lugar da perna.
Dos três, a situação mais preocupante é a do Telefónica Blue. Eles se lançaram ao estreito e estão enfrentando as piores condições dentre os que ainda correm. O comandante Bekking diz que agora e nas próximas 36 horas é "uma questão de sobrevivência". "Vamos ficar calmos, temos muita coisa em jogo." Foram eles que enfrentaram os picos de 14 metros de ondas e 50 nós de vento e são os que se encontram mais distantes de abrigo.
Em segundo lugar está o Ericsson 3, que no início da madrugada (fim de tarde na Bahia) pôs a proa para fora do Estreito de Luzon, e provavelmente não gostou muito do que viu: "Os bangs e crashs às vezes são tão brutais que você realmente imagina se aquilo vai quebrar ou não. E se você não tiver um bom lugar para se segurar e um bom lugar para pôr os pés, você vai se machucar e muito," disse Gustave Morin, encarregado de mídia dos suecos.
Já o Ericsson 4, assim como seu "irmão", está observando como os "azuis" estão lidando com os fortes ventos do estreito, já que não existe competição tão acirrada entre os barcos nórdicos. O comandante Torben Grael deve estar adotando uma estratégia mais conservadora ainda do que aquela que estava vigorando desde o início da perna, já que no presente momento não existe necessidade de arriscar tanto a tripulação ou o barco.
A equipe do Blog da FENEB estará atenta para trazer até você as últimas notícias sobre a Tempestade das Filipinas e como os veleiros da Volvo Ocean Race estão lidando com ela. Resta a nós pedir a todos os deuses dos mares que protejam os bravos velejadores, que estão nesta regata porque são os melhores velejadores do mundo, devido ao alto nível de competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário