Dos sete que largaram nesta quarta perna da Volvo Ocean Race, três ainda continuam bravamente no caminho para Qingdao. Neste momento, a missão de Bouwe Bekking, Magnus Olsson e de Torben Grael é conduzir os seus Telefónica Blue, Ericsson 3 e Ericsson 4 pelo temido Estreito de Luzon garantindo a segurança tanto da estrutura do veleiro quanto da tripulação e, somente depois desta estar assegurada, conquistar o primeiro lugar da perna.
Dos três, a situação mais preocupante é a do Telefónica Blue. Eles se lançaram ao estreito e estão enfrentando as piores condições dentre os que ainda correm. O comandante Bekking diz que agora e nas próximas 36 horas é "uma questão de sobrevivência". "Vamos ficar calmos, temos muita coisa em jogo." Foram eles que enfrentaram os picos de 14 metros de ondas e 50 nós de vento e são os que se encontram mais distantes de abrigo.
Em segundo lugar está o Ericsson 3, que no início da madrugada (fim de tarde na Bahia) pôs a proa para fora do Estreito de Luzon, e provavelmente não gostou muito do que viu: "Os bangs e crashs às vezes são tão brutais que você realmente imagina se aquilo vai quebrar ou não. E se você não tiver um bom lugar para se segurar e um bom lugar para pôr os pés, você vai se machucar e muito," disse Gustave Morin, encarregado de mídia dos suecos.
Já o Ericsson 4, assim como seu "irmão", está observando como os "azuis" estão lidando com os fortes ventos do estreito, já que não existe competição tão acirrada entre os barcos nórdicos. O comandante Torben Grael deve estar adotando uma estratégia mais conservadora ainda do que aquela que estava vigorando desde o início da perna, já que no presente momento não existe necessidade de arriscar tanto a tripulação ou o barco.
A equipe do Blog da FENEB estará atenta para trazer até você as últimas notícias sobre a Tempestade das Filipinas e como os veleiros da Volvo Ocean Race estão lidando com ela. Resta a nós pedir a todos os deuses dos mares que protejam os bravos velejadores, que estão nesta regata porque são os melhores velejadores do mundo, devido ao alto nível de competição.
fonte: www.volvooceanrace.org
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