
Construído em 1967 pelo Almirante da Marinha da África do Sul Jacobus Louw com um método único na época, que consistia em duas camadas muito finas de madeira e fibra, o Voortrekker tinha a característica de ser muito leve e muito rápido. Participou da primeira Cape to Rio em 1971, e ganhou fama entre os velejadores sul-africanos, que admiravam a velocidade do barco. Não é à toa que o nome, em africâner, significa "aquele que caminha à frente".
Porém, após a Cape to Rio de 2001, o Voortrekker foi docado e ficou numa carreta por bastante tempo, e havia a possibilidade de guardá-lo em um museu devido à importância do "barco mais famoso da África do Sul", segundo o almirante Louw. E foi o próprio almirante que começou o projeto de levar o "pioneiro" de volta às águas. "Há três anos tirei toda a fibra do barco, e fiquei feliz por ver que a madeira estava perfeita! Logo depois, re-fibramos o barco."
Mas quem o tripularia? Vários dos maiores velejadores sul-africanos já tiveram a honra de fazerem parte da tripulação, dentre eles o comodoro do Royal Cape Yacht Club, John Martin. Mas um projeto de formação de novos velejadores daria a resposta a essa pergunta e deixaria o almirante Louw orgulhoso de ver o veleiro que ele criou sendo competitivo dentre tantos veleiros mais modernos. Na segunda parte desta matéria, conheça mais sobre a escola de vela Izivunguvungu e o início da preparação do projeto de trazer o Voortrekker de volta à regata que ele mesmo ajudou a criar.
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