A XII Regata Salvador-Ilhéus foi um sucesso! Mesmo com a falta de vento na largada e durante a manhã de hoje, a flotilha baiana compareceu em massa com 24 veleiros e prestigiou o histórico e tradicionalíssimo evento promovido pelo Ilhéus Iate Clube, que este ano contou com o apoio do Estaleiro Delta Yachts e do Aratu Iate Clube.
A largada foi em frente ao Farol de Humaitá, às 13h16, mas os barcos demoraram a passar a linha, devido às brisas que enfraqueceram de repente. Uma hora depois, o vento entrou seguro, vindo de este-sudeste, e empurrou os veleiros em direção à Costa do Cacau mantendo uma força quase constante durante a maior parte da noite.
Vale ressaltar a presença da Marinha do Brasil no acompanhamento da regata, através da tripulação do Navio Varredor Aratu, que mantinha o registro de posicionamento das embarcações via rádio VHF. Também merece destaque a colaboração entre os veleiros que fizeram as "pontes" para que toda a flotilha conseguisse se comunicar com o Navio Varredor da Marinha.
Durante a madrugada, o vento "morreu", e uma grande parte da flotilha ficou quase parada entre Itacaré e Ilhéus. Os grandes Delta 32 e 36, que disputaram em paralelo o I Delta Trophy, ficaram mais próximos e a luta pelo troféu rotativo ficou ainda mais acirrada. No início da manhã, o Benetéau 40.7 Asbar III chegou ao molhe do porto do Malhado e conquistou a fita azul da Regata Salvador-Ilhéus. Neste momento, a organização ainda está processando a súmula da regata, que assim que for divulgada, o Blog da FENEB divulgará em primeira mão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário