
Construído na cidade de Indaiatuba, no interior de São Paulo, o Brasil 1 nasceu do sonho de colocar uma equipe nacional de ponta em uma competição de nível internacional. Desde quando foi construído, Deus já havia abençoado o seu barco "conterrâneo", pois por apenas 500 metros, um tornado não atingiu o estaleiro onde estava sendo construído o veleiro canarinho. Ao final da construção, tudo deu certo e o time, capitaneado por Torben Grael, e que ainda contava com os brasileiros Marcelo Ferreira, André Fonseca, Kiko Pellicano, João Signorini, Allan Adler e Enio Ribeiro, além do uruguaio Horácio Carabelli, o norueguês Knut Frostad, os neozelandeses Andy Meiklejohn e Stu Wilson, o espanhol Chuny Bermudez (que nesta VOR comanda o Delta Lloyd) e a australiana Adrienne Cahalan, que viria a ser substituída pelo holandês Marcel van Triest.

Após o início da primeira perna "pra valer", entre Vigo e a Cidade do Cabo, o Brasil 1 recebeu um e-mail do próprio Presidente da República, que exaltava "o fato de terem zarpado já demonstra o sucesso do projeto." O Presidente Lula reconheceu a importância do veleiro canarinho para o crescimento do esporte náutico no nosso país, um momento que ficará gravado para sempre na história.
Na segunda parte da nossa reportagem, leia mais sobre a epopeia do heroi da vela nacional; tudo sobre a importância do projeto do Brasil 1 para a sociedade brasileira, que pode se orgulhar de ter tido um representante no mais alto nível do esporte náutico mundial. Na quarta-feira, leia mais sobre o Brasil 1 no "Veleiros que marcaram a História."
fonte: GRAEL, Torben. Lobos do Mar - Os brasileiros na regata de volta ao mundo. Rio de Janeiro, Objetiva, 2008 - fotos: Site Oficial do Brasil 1
Nenhum comentário:
Postar um comentário