quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

O Guia da Regata Salvador-Ilhéus!

A Regata Salvador-Ilhéus é amanhã, e as tripulações já começam a preparar o barco para a única regata oceânica do estado da Bahia, que chega à sua 12ª edição. Hoje, o Blog da FENEB fará uma análise do percurso, de acordo com a previsão do tempo fornecida pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Brasileiro de Pesquisas Espaciais (INPE).
A largada em Salvador será às 13h00, nas proximidades da Ponta do Humaitá, e os veleiros terão que passar pelo gate do Farol da Barra, antes de aproar em Ilhéus. Esse trecho da Baía de Todos os Santos promete ser um trecho calmo, sem muitas ondas, e o vento de 15 nós do nordeste ajudará à flotilha, dando uma oportunidade para os primeiros abrirem já uma pequena liderança.
A segunda etapa é a saída do Farol da Barra e a entrada no oceano. Com o prognóstico de ondas de leste, não se deve esperar por muita dificuldade, pois as ondas serão de, no máximo, um metro e trinta centímetros. Mantenha-se longe do Banco de Santo Antônio, senão as ondas certamente serão um problema!
Nas próximas horas, o Sol se esconderá atrás do continente e os veleiros deverão ter uma viagem com uma brisa tranquila até chegar em Morro de São Paulo, praticamente o "marcador" do primeiro terço da viagem. Ao cair da noite, o vento cairá para cerca de 8 nós de nordeste e a altura das ondas se estabilizará em um metro. Atenção redobrada para as redes de pesca e pescadores sem iluminação! Se você vier costeando, verá a plataforma de Manati iluminada a bombordo, na altura de Boipeba.
No início da madrugada, os líderes deverão passar no través da baía de Camamu e do Farol de Taipus de Fora e deverão enfrentar uma queda brusca no vento. A maioria da flotilha vai bem próxima ao continente, para pegar a brisa do "terral" pela manhã. Vento de no máximo 10 nós de nordeste e ondas pequenas de leste.
Algumas horas depois, já pode-se ver na proa o reflexo da iluminação de Ilhéus e o farol da foz do Rio de Contas, em Itacaré. Passar pelo farol ainda na madrugada é crucial para uma boa chegada na "Cidade de Gabriela", já que a forte correnteza do rio pode atrasar e muito a viagem. O último terço da viagem deverá ser bem calmo, sem maiores problemas. A maioria deverá chegar com o Sol nascendo ou já em cima. Exceções claro, aos mais rápidos. Ano passado, o multicasco Maguni, comandado por Eduardo Costa chegou à "Capital do Cacau" às 10 horas da noite do dia da largada! Muito rápido!
Éolo será generoso na chegada a Ilhéus, com ventos de 15 nós de nordeste empurrando a flotilha em direção à chegada no Ilhéus Iate Clube. Hoje, dia 29/01, pela noite, haverá uma reunião de comandantes na sede do co-organizador, o Aratu Iate Clube. Amanhã, dia 30/01, será a largada, e no sábado, dia 31/01, haverá a festa de premiação na cidade de Ilhéus. Nos veremos vocês lá! Boa regata a todos!

Um comentário: