A Regata Salvador-Ilhéus oferece muito mais do que uma agradável velejada pelas mais azuis águas do mar baiano. Oferece magníficas praias, construções históricas e os maravilhosos chocolates que fizeram a cidade de 220 mil habitantes ser conhecida nacionalmente e mundialmente.
A vila de São Jorge dos Ilhéos foi fundada em 1534 e elevada a cidade em 1881. No período colonial, foi produtora de cana-de-açúcar, mas os constantes ataques indígenas não tornavam a cultura rentável. Foi com o início do cultivo cacaueiro, em 1754, que a região sul da Bahia começou o seu momento de prosperidade e Ilhéus, como principal porto exportador, se transformou na cidade que concentrava o luxo e a nobreza regional.
É nesse período que se passam as estórias que fizeram a cidade conhecida no mundo todo, escritas pelas mãos de Jorge Amado. É inegável a emoção de andar pela cidade passando por construções que se tornaram famosas nos livros, como o bar Vesúvio (na foto) e o Bataclan.
Os participantes da regata poderão deixar seu veleiro ancorado no Ilhéus Iate Clube e fazer um tour pela "Capital do Cacau", aproveitando para degustar a culinária regional e os famosos chocolates produzidos na cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário