quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

O pioneiro da vela sul-africana (Parte 2)

Hoje, a série Veleiros que marcaram a História continua com a reportagem sobre o Voortrekker, o pioneiro da vela sul-africana, e o projeto da volta do histórico veleiro que possui o numeral SA 1 à disputa do South Atlantic Trophy, que ele mesmo ajudou a criar e quem são os seis tripulantes do veleiro mais famoso da África do Sul.
O almirante Jacobus Louw nos contou de onde eles vieram: "Todos são da escola de vela Izivunguvungu, que em zulu significa um novo vento forte, sendo que o skipper, o co-skipper e o navegador são instrutores e os outros são alunos. A escola utiliza as instalações da Marinha da África do Sul, e conta com a parceria do Royal Cape Yacht Club e de uma grande empresa de logística marítima. Nós trazemos as crianças dos bairros de lata e as ensinamos a velejar desde os 9 anos até quando completam 20 anos," disse o almirante.
A escola de vela já deu resultados importantes para a vela local, segundo o almirante. "Nosso objetivo é prepará-las para serem competitivos no esporte, e os instrutores delas são todos bons velejadores. Inclusive, três dos instrutores já foram alunos e estão no Voortrekker exatamente agora vindo para cá! É a primeira vez que temos uma tripulação composta apenas por eles."
"Temos três campeões nacionais nas classes 420, L26 e Dinghy, e os meninos competem em várias classes, algumas delas olímpicas. Já ganhamos o prêmio de Melhor Contribuição para a Vela Sul-Africana, entregue pela Província Ocidental da SA Sailing," contou o almirante Louw. "Além disso, um ex-músico da Marinha dá aulas para as crianças, e o nosso coral já foi campeão dentre 14 outros; os engenheiros da Marinha dão aulas de matemática e eles têm um espaço onde podem fazer o dever de casa."
Para a Heineken Cape to Bahia, os seis escolhidos receberam o comando do lendário Voortrekker, e o almirante Jacobus Louw está agradado com o desempenho deles: "As velas são velhas, e a única nova que eles têm é o spinnaker, que foi feito para esta viagem. Enquanto os outros barcos fazem campanhas com muito dinheiro, nós tivemos apenas 20 mil dólares para esta, sendo que o Rambler doou 5 mil. Claro que estou satisfeito com a nossa 'campanha de 20 mil dólares'!" disse o almirante Louw, aos risos.


foto: Almirante Jacobus Louw

Nenhum comentário:

Postar um comentário