quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

2009 começa com eventos importantes nas águas baianas

Se for pelo mês de janeiro, o ano de 2009 será um ano agitado para a vela do nosso estado. Logo no primeiro mês, as águas da Baía de Todos os Santos receberão dois eventos de importância nacional, com a expectativa da presença de alguns dos melhores velejadores do Brasil e ainda ocorrerá a regata oceânica mais tradicional da Bahia.
Entre 17 e 20 de janeiro, o Yacht Clube da Bahia será o anfitrião do XIV Circuito Salvador de Vela de Oceano, que também conta como etapa de abertura para o Campeonato Brasileiro de ORC Internacional e ORC Club. A regata também incluirá as classes RGS Regata C, RGS Cruzeiro e Multicasco, que competirão apenas nos três primeiros dias, enquanto as classes ORC e RGS Regata A e B competirão nos quatro dias. A programação, de acordo com o aviso de regata, incluirá duas regatas de percurso nos dias 17 e 18, entre o Yacht Clube da Bahia e a Marina de Itaparica, com direito a coquetéis de confraternização para os participantes.
No fim de semana seguinte, ocorrerá também o 60º Campeonato Brasileiro da Classe Snipe, organizado pelo Yacht Clube da Bahia juntamente com a Flotilha 662, no período entre 25 e 30 de janeiro. Foi estipulada a realização de 10 regatas, com o limite máximo de 3 por dia, segundo o aviso de regata. Este campeonato selecionará a equipe que representará o Brasil no Campeonato Mundial da Classe Snipe, que este ano será realizado em San Diego, nas águas do Oceano Pacífico.
O último fim-de-semana do mês foi o escolhido pelo Ilhéus Iate Clube para a realização de uma das regatas mais esperadas pelos velejadores baianos, que este ano está em sua 12ª edição. A Regata Salvador-Ilhéus de 2009 contará com duas novidades em relação aos anos anteriores. A raia de largada foi transferida do Farol da Barra para o Farol de Mont Serrat, para proporcionar maior visibilidade para o público que vai à praia. A outra inovação é o I Delta Trophy, instituído pelo Estaleiro Delta Yachts, visto que Salvador concentra uma grande flotilha dos veleiros Delta, principalmente as versões 32 e 36 pés. O primeiro veleiro Delta a cruzar a raia de chegada na cidade de Gabriela irá receber o troféu, que é transitório, e somente será entregue em definitivo para o primeiro barco a ganhá-lo por três vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário