quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Terra à vista no meio do Atlântico!

Enquanto o ICAP Leopard, o Rambler e os outros IRC's seguem direto para Salvador, os cruzeiristas da Heineken Cape to Bahia têm literalmente uma ilha de conforto no meio do caminho. Estamos falando de Santa Helena, um pequeno território ultramarino britânico de 122 km² no meio do Oceano Atlântico, mas que teve uma grande importância história, sendo mais conhecida por ser a segunda mais antiga colônia britânica e o local do último exílio de Napoleão Bonaparte.
No mapa, a ilha parece apenas um pequeno ponto perdido na imensidão azul do oceano. Não é à toa que Santa Helena, cujo nome homenageia Santa Helena de Constantinopla, é considerada um dos lugares habitados mais isolados do mundo, com a massa continental mais próxima (litoral de Angola) estando a 2000 km de distância. Contudo, a ilha conta com um serviço regular de transporte para a África do Sul e para a Inglaterra, através do navio RMS St Helena.
As ilhas de Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha fazem parte do território ultramarino britânico de Santa Helena e foram descobertas pelos portugueses no século XVI; as duas primeiras por João da Nova e a última foi nomeada em homenagem ao seu descobridor. Por serem de formação vulcânica, há uma imensa dificuldade de acesso às ilhas devido aos grandes penhascos dos litorais, que podem chegar a 600 metros de altura. Por isso a única maneira de se acessar as ilhas é por via marítima, do mesmo jeito que os antigos navegadores.
E o que os navegadores da Cape to Bahia farão por aqui? Continuar com o uso que os primeiros portugueses fizeram da ilha: um entreposto de viagem. Depois de mais de uma semana de viagem, é providencial reabastecer os armários de comida e os tanques de água para o bem-estar da tripulação. E, para aproveitar, conhecer um pouco mais as particularidades desta ilha, que possui 40 espécies vegetais que não são encontradas em nenhum outro lugar do planeta, e também a cadeia em que Napoleão e outros tantos inimigos da Coroa Britânica ficaram presos. Um descanso merecido no meio do Atlântico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário