domingo, 15 de fevereiro de 2009

"Qual de nós será o próximo?" Esperamos que ninguém!

Há uma semana atrás, a comunidade náutica baiana foi testemunha do pior ato de violência que já aconteceu nas águas da Baía de Todos os Santos. Os velejadores não se calaram, e, unidos sob a bandeira do sentimento de solidariedade e de clamor por segurança na Baía de Todos os Santos, realizaram hoje a maior manifestação náutica de toda a história da Bahia.
A manifestação saiu às 13h00 da ponta do Humaitá, com 108 embarcações, dentre veleiros, escunas, lanchas, monotipos e jet skis, que deixaram seus clubes e marinas para pedir segurança no mar. As embarcações hastearam bandeiras pretas no mastro, como sinal de protesto. A grande presença foi devida à própria organização conjunta dos velejadores, cuja manifestação "não tem nenhuma orientação política, é o sentimento comum de todos."
Durante todo o percurso da "barqueata", as embarcações apitaram, buzinaram e exibiram faixas de protesto, como a que dá título a esta notícia. Ao chegar na praia do Porto da Barra, que estava cheia de banhistas, os velejadores fixaram uma faixa com o slogan da manifestação, e colocaram uma cruz na areia, chamando a atenção dos banhistas, que viram toda a movimentação do protesto.
Ao final, os velejadores declararam no rádio que "a missão foi cumprida", e agradeceram a todas as 108 embarcações presentes. Essa manifestação foi coberta inteiramente pela imprensa baiana, as quais destacamos: jornais A Tarde, Correio da Bahia, Tribuna da Bahia; canais de TV Bandeirantes, Itapoan Record, TV Bahia; e a rádio BANDNews 99.1, aos quais agradecemos o apoio. Logo mais, publicaremos aqui no Blog da FENEB as fotos do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário