quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Bahia conquista o terceiro lugar no Brasileiro por Equipes de Optimist


Dentro da programação do 38º Campeonato Brasileiro da Classe Optimist, que está sendo realizado no Yacht Clube da Bahia desde o dia 07 de janeiro e terminará no próximo dia 17, aconteceu um campeonato paralelo na última quarta feira (13). Trata-se do Campeonato Brasileiro por equipes, disputado por equipes formadas por 04 (quatro) velejadores de cada estado.
Mesmo sem experiência nesse tipo de competição, cujas regatas têm um formato bastante diferente das regatas individuais, a equipe principal da Bahia conquistou o terceiro lugar, ficando fora da final após uma disputa apertada com a forte equipe do Rio de Janeiro 1.
A equipe baiana formada por Bruno Menezes, Juliana Duque, Kim Vidal e Matheus Seixas surpreendeu a todos ao eliminar equipes muito mais experientes. “Não chegamos à final por pouco, mesmo assim, estou muito satisfeito com o desempenho da nossa equipe,” avaliou Mário Urban, técnico do Yacht Clube da Bahia.
A final foi disputada entre as equipes do Rio de Janeiro 1 e Brasília. Melhor para os cariocas, que venceram por 2 x 1 e fizeram a festa. "A parte mais importante da competição por equipes é a união, tem que ficar todo mundo junto pra conseguir o resultado. A gente sempre treina (as equipes), os outros estados não costumam treinar e levamos vantagem nesse ponto," conta Breno Abdulklech (ICRJ/RJ), integrante da equipe campeã.
Após uma grande festa promovida pelo Yacht Clube da Bahia para os velejadores na noite da quarta feira (13), a quinta feira (14) foi reservada para o descanso dos competidores, não havendo programação de regatas para esse dia. A programação normal do campeonato individual recomeça na sexta-feira (15) onde mais três regatas serão realizadas, das seis que faltam para cumprir toda a programação.
A torcida da Bahia é grande, já que os velejadores baianos vêm crescendo na competição, com destaque para Juliana Duque, oitava colocada na classificação geral e segunda entre as meninas, e Bruno Menezes, que venceu a última regata na terça feira (12). Rafael Rizzato, também do Yacht Clube da Bahia é o primeiro colocado na categoria mirim, fazendo uma grande campanha no seu primeiro campeonato nacional.
As últimas novidades sobre o 38º Campeonato Brasileiro da Classe Optimist e a transmissão ao vivo das regatas de amanhã estarão disponíveis aqui no Blog da FENEB, parceiro do Yacht Clube da Bahia na divulgação do campeonato. Resultados disponíveis no site do Yacht Clube da Bahia.

release do Yacht Clube da Bahia - Fotos: Matías Capizzano

Nenhum comentário:

Postar um comentário