quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Flotilha gaúcha confiante para o Brasileiro de Optimist


Existem dezenas de episódios importantes na História do Brasil nos quais o Rio Grande do Sul contribuiu na formação da identidade nacional como, por exemplo, os Sete Povos das Missões e a Revolução Farroupilha. Do mesmo modo, os gaúchos também estiveram presentes desde o início da classe Optimist no nosso país quando, em maio de 1973, 23 velejadores participaram do primeiro campeonato estadual do Rio Grande do Sul e, quatro meses depois, nove gaúchos competiram no 1º Campeonato Brasileiro da Classe Optimist, realizado no Rio de Janeiro.
De lá para cá, a flotilha gaúcha conseguiu importantes resultados tanto no Brasil como também no exterior: "Já fomos quatro vezes Campeões Brasileiros com Alexandre Paradeda (1987), Ricardo Paradeda (1988) e Frederico Rizzo (1994 e 1996) e tivemos vários representantes que disputaram competições internacionais e obtiveram ótimas colocações como a atual técnica da CBVM Marta Rocha, que foi Campeã Sul-Americana em 1992, e o Frederico Rizzo, que foi Vice-Campeão Mundial em 1995," disse o Coordenador Estadual da classe, Eduardo Ribas.

O Rio Guaíba, que banha Porto Alegre, já recebeu cinco Campeonatos Brasileiros realizados pelo Veleiros do Sul (1976, 1980 e 2004) e pelo Clube dos Jangadeiros (1988 e 1996) e também é candidato a sede do torneio de 2011. Dos quatro títulos nacionais vencidos pelos gaúchos, dois foram conquistados "em casa", em 1988 e 1996.
No Campeonato Brasileiro da Classe Optimist 2010, serão 15 jovens velejadores representando o Rio Grande do Sul, sendo 13 meninos e 2 meninas. Depois de um terceiro lugar no Brasileiro por equipes no ano passado, o objetivo dos gaúchos é vencer a competição e levar pelo menos três vagas para o Campeonato Sul-Americano 2010, que acontecerá em Punta del Este, no Uruguai. O grande destaque da flotilha rio-grandense é Rodrigo Fasolo (CDJ), atual campeão estadual e vice-campeão Norte/Nordeste.
Acompanhe a partir de amanhã (07 de janeiro) todas as recentes notícias sobre o 38º Campeonato Brasileiro da Classe Optimist e a transmissão ao vivo do primeiro dia de regatas da 4ª Copa Estreantes aqui, no Blog da FENEB!

agradecimento: Eduardo Ribas, coordenador estadual da classe optimist
fonte: ABCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário