sábado, 9 de janeiro de 2010

Jovens velejadores mostram técnica na abertura do Brasileiro de Optimist


Pela segunda vez na história, os melhores velejadores infanto-juvenis do Brasil estão reunidos em Salvador para disputar o título de Campeão Brasileiro da Classe Optimist nas águas da Baía de Todos os Santos. Quinze anos depois de sediar o campeonato pela primeira vez, o Yacht Clube da Bahia recebeu os participantes da competição com uma grande cerimônia de abertura, retribuída na água com um show de técnica dos jovens atletas no domínio das ondas do mar da região da Barra, incluindo uma perna de contravento offshore.
O YCB literalmente parou para ver e aplaudir as nove delegações enquanto elas desfilavam pelas dependências do clube ao som da banda da Polícia Militar da Bahia. Coube ao Comodoro Marcelo Kruschewsky declarar a abertura oficial do 38º Campeonato Brasileiro da Classe Optimist e desejar bons ventos aos competidores.
Na regata de abertura, os velejadores foram divididos em dois grupos de acordo com a numeração de suas velas: ímpares de amarelo e pares de verde. A condição do mar, um pouco mexido no dia de hoje, desafiou os jovens atletas que mesmo assim conseguiram enfrentar as ondas e proporcionar um belo espetáculo de vela para o público que assistiam à regata do Farol da Barra.
O destaque do dia foi o desempenho da flotilha gaúcha, que venceu os dois grupos com Tiago Brito (CDJ/RS) no grupo amarelo e Thiago Splettstösser (VDS/RS) no grupo verde e conquistou outras posições no top 10. “Acredito que nós fomos bem hoje porque estamos acostumados com a maré e os ventos acima da média, que são comuns lá em Porto Alegre,” afirmou Splettstösser. Os pódios dos grupos foram completados por Artur Schneider (CDJ/RS) e Elizeu Silva (ICLI/PR) no grupo amarelo e Pedro Leão (ICRJ/RJ) e Júlia Silva (CDJ/RS) no grupo verde.
Os baianos também mostraram que não têm medo de onda nem de vento forte, conseguindo importantes colocações dentre os melhores da flotilha. No grupo verde, Bruno Menezes (YCB/BA) velejou muito bem na passagem pelo Porto da Barra e ficou em sexto lugar. Juliana Duque (YCB/BA) chegou a liderar o grupo amarelo na primeira perna da regata e foi a terceira melhor menina do dia no geral, conquistando o 9º lugar no seu grupo. Matheus Seixas (YCB/BA) também foi destaque no grupo amarelo, conseguindo o 11º lugar.
A partir de amanhã, os velejadores serão divididos em quatro grupos (vermelho, amarelo, verde e azul), que se enfrentarão em sistema de round-robin. Em cada regata os grupos se enfrentarão dois a dois, em duas baterias realizadas simultaneamente na raia do Banco da Panela, localizada nas proximidades do porto de Salvador. As regatas estão previstas para começar às 12h30, no horário local.
As últimas novidades sobre o 38º Campeonato Brasileiro da Classe Optimist e a transmissão ao vivo das regatas de amanhã estarão disponíveis aqui no Blog da FENEB, parceiro do Yacht Clube da Bahia na divulgação do campeonato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário